Arquivos - Página 4

  • N.º 93 (2007)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Cristina Tudella, Arsélio Martins, Cristina Fonseca, Eduardo Veloso, Elsa Barbosa, Equipa do Projecto Desenvolvendo o Sentido do Número, João Janeiro, Luís Reis, Margarida Graça, Margarida Santos, Maria João Gouveia, Marília Pires, Rita Bastos, Sara Monteiro, Suzana Nápoles, Teresa Olga Duarte e Viktor Kravchenko.

    Sobre a capa
    A capa deste número reproduz uma visão particular de um objecto matemático bastante conhecido - a atractor de Lorenz. O verdadeiro attractor é de facto uma curva no espaço. Este objecto contínuo é, neste caso, substituído por um objecto discreto, consistindo de 20000 pequenas esferas no espaço, cujos centros são determinados pela resolução numérica das equações diferenciais que determinam o atractor de Lorenz.

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 92 (2007)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Maria Boavida, Andreia Sénica, Carlos Miguel Ribeiro, José Manuel Dos Santos, José Manuel Matos, Luís Reis, Luísa Gago Da Silva, Luísa Solla, Pedro Macias Marques, Sara Pedro e Susana Carreira.

    Sobre a capa
    A capa deste número reproduz uma gravura retratando Leonar Euler (1707-1783). Comemora-se este ano o tricentésimo aniversário do nascimento deste influente matemático com obra notável e diversificada. Foi dos primeiros a incorporar de forma sistemática a utilização de argumentos envolvendo a noção de infinito e até, como se pode constatar através do conteúdo do seu Introductio ad Analysin Infinitorium (1748), a utilizar número infinitos para obter resultados acerca dos números ordinários aquilo que constitui, de certo modo, uma antecipação da análise não-standard do Séc. XX.

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • 20 Anos (Revista especial)
    N.º 91 (2007)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Editor convidado deste número
    Henrique M. Guimarães

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Fraga, Ana Vieira, António Borralho, Eduardo Veloso, Elvira Ferreira, Grupo de Trabalho de Geometria da APM, Henrique M. Guimarães, Isabel Vale, Jaime Carvalho E Silva, Jeremy Kilpatrick, João Pedro Aido, João Pedro da Ponte, Leonor Moreira, Leonor Santos, Luís Reis, Maria José Costa, Nuno Garção e Suzana Nápoles.

    Sobre a capa
    A capa deste número comemorativo do vigésimo aniversário da EM reproduz um quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh, trata-se de Feixes de trigo (Agosto de 1885).
    A pintura, retratando um aspecto da vida rural, possui um valor metafórico inegável. As frágeis hastes de trigo mantém-se em posição vertical devido ao facto de se encontrarem ligadas uma às outra (em feixes). Traduz-se deste modo a ideia (e o facto) de o espírito colectivo ser essencial na edificação de projectos sólidos e duradouros.
    No caso particular da EM, grande parte do seu sucesso depende certamente da preservação desse espírito.

    António Marques Fernandes

    Sobre o número especial
    A Educação e Matemática completa os seus 20 anos de existência. Este número é, assim, um número especial, de comemoração, inteiramente dedicado à Revista. Naturalmente, quisemos neste número reflectir sobre o que ela foi ao longo destas duas décadas, o que ela é, e consequentemente sobre as escolhas para e sobre o futuro.
    Para isso, e por isso, decidimos convidar para editor deste número Henrique Manuel Guimarães que foi um dos fundadores da Revista, integrou a sua equipa redactorial desde o primeiro até ao nº 63, Maio/Junho de 2001, tem mantido com a Revista uma continuada, próxima e intensa colaboração e, de uma forma especial, tem contribuído, para que a nossa memória colectiva, seja preservada.
    Queremos aqui deixar o nosso agradecimento pela prontidão com que aceitou o convite e pelo enorme empenho, entrega e dedicação com que, como é seu apanágio, se envolveu na concepção e construção desta revista. E igualmente, afirmar o privilégio de termos contado, agora como antes, com a sua colaboração, com a largueza das suas ideias, com a sua perspicácia, rigor e espírito crítico que, de forma decisiva, contribuíram para que este número, mas também a Revista, seja hoje aquilo que é.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 90 (2006)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Aldina Correia, Ana Paula Figueiredo Silva, Branca Silveira, Cecília Monteiro, Cristina Lopes, Eduardo Veloso, Fernando Nunes, Henrique M. Guimarães, Isabel Viana, Joana Baptista, José Luiz Pastore Mello, Manuel Beirão dos Reis, Margarida Belchior, Maria Da Conceição Cipriano Dos Santos, Maria Helena Martinho, Mónica Ferreira, Paula Nunes, Paulo Afonso e Sónia Figueirinhas.

    Sobre a capa
    A capa deste número, o último deste ano, é de certo modo a última comemoração dos 20 anos da APM. Trata-se de uma composição gráfica que utiliza a palavra APM que é depois reproduzida e transformada, usando transformações geométricas, através de um processo automático e aleatório, conseguido através de um script na linguagem de programação Python. Para que possa ter uma ideia, o script abaixo, dá origem à seguinte imagem (ver revista).

    size(600 , 600)
    from math import *
    fill(0.2 , 0.2 , .0.3 , 0.5)
    stroke(0.2 , 0.2 , 0.5)
    for i in range(100):
        k = random(50)
        oval(6*i , 300 + 50 * sin(6*i), k , k)

    As possibilidades são, contudo, quase infinitas, sendo possível obter imagens mais complexas como a figura seguinte (ver revista).

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • Matemática e Tempo (Revista temática)
    N.º 89 (2006)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Editor convidado deste número
    Luís Reis

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Emília Nogueira, Ana Mendes, Ana Paula Silva, Ana Vieira Lopes, Carlos Correia De Sá, Carlos Fiolhais, Cristina Castro, Cristina Loureiro, Dora Esteves, Eduardo Veloso, Fernando Nunes, Henrique M. Guimarães, Henrique Varandas, Isabel Cristina Dias, Joaquim Félix, Luís Filipe Marques Pinto, Luís Reis, Manuel Lagido, Matilde Almeida, Pedro Miguel Oliveira, Rita Bastos, Rosário Monteiro, Rui Agostinho, Sandra Faria, Sandra Rodrigues, Sofia Galvão e Teresa Barandela.

    Sobre a capa
    A capa deste número (dedicado ao tempo) foi concebida em torno de uma imagem de um detalhe de um relógio mecânico construído para marcar o tempo com precisão durante 10000 anos.
    A ideia da construção partiu de Danny Hillis, um especialista em teoria da computação, que pretendeu fazer deste objecto um ícone do pensamento a longo prazo. Esta ideia conduziu a um programa filosófico completo que pode ser consultado no site da Long Now Foundation.
    Este grito contra uma certa trivialidade e um certo carácter efémero do pensamento moderno, ambos fruto de uma actividade frenética, cada vez mais irreflectida e distanciada dos aspectos fundamentais, tem todo o cabimento. Chama a atenção para a necessidade de retomar a discussão das questões e das tarefas essenciais que, pela sua natureza requerem um tempo apenas acessível à humanidade como um todo.

    António Marques Fernandes

    Sobre o número temático
    Este número temático é dedicado à Matemática e Tempo, o tema escolhido pela APM em 2006.
    O nome do Luís Reis para editor convidado surgiu de imediato dado o gosto que sabíamos ter pelo tema. Agradecemos a forma entusiasta como aceitou e se envolveu neste desafio e também o Tempo colocado na preparação desta revista.
    Para além do editorial, da condução da entrevista ao professor Rui Agostinho, da tradução do artigo Calendários modernos e fracções continuadas, o Luís integrou e liderou a equipa responsável por este número, tendo um papel determinante em todo o processo da sua construção.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 88 (2006)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Andreia Sénica, António Guerreiro, Elsa Francela, Grupo de Trabalho de Geometria da APM, Henrique M. Guimarães, João Carvalho, José Correia, Manuel Beirão Dos Reis, Margarida César, Maria Do Céu Afonso, Miraldina Colaço, Paula Teixeira, Rita Bastos, Rui Feiteira e Sílvia Dias.

    Sobre a capa
    Os jovens (pelo menos os muito jovens) possuem uma atitude interrogativa sobre o mundo que é na sua essência uma atitude pura e, em larga medida, a atitude certa. Outros, antes de mim, já o fizeram notar, mesmo aqui, nas páginas da Educação e Matemática.
    Numa ocasião em que burocratas se esforçam freneticamente por reduzir o papel da Escola ao de uma mera repartição, esvaziando o papel de professor das suas características essenciais, importará, talvez, parar para isolar de novo os aspectos essenciais da actuação da Escola.
    Contemplando a imagem da capa, ela lembra-me uma vez mais que a preservação e potenciação desse espírito interrogativo puro é uma tarefa essencial da Escola. Infelizmente, porém, a prática tem produzido adultos que jamais dariam uma boa capa.

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 87 (2006)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Vieira, António Menino, Cristina Loureiro, Direcção da APM, Eduardo Veloso, Equipa do Projecto Pencil da Escola EB 2/3 Dr. Rui Grácio, Equipa do Projecto Pencil do Pavilhão do Conhecimento, Graça Zenhas, Henrique M. Guimarães, Ilda Couto Lopes, Jaime Carvalho E Silva, José Fernandes, Luís Reis, Lurdes Serrazina, Margarida Amado, Rita Cadima e Rosário Ribeiro.

    Sobre a capa
    A figura da capa corresponde a uma possível materialização do problema de Apolónio. Este consiste na determinação de uma circunferência que seja tangente a três circunferências previamente dadas. Entre os diferentes métodos para encontrar as soluções do problema, algumas puderam ser descritas através de algoritmos que por sua vez dão origem a imagens como a da capa. Este tipo de figura está ainda relacionado com as circunferências de Ford (tema abordado num dos artigos deste número). Estas obtêm-se iterando o problema de Apolónio, depois de considerar que duas das circunferências originais degeneram em rectas paralelas.

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 86 (2006)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Alexandra Gomes, Conceição Rodrigues, Edda Curi, Elfrida Ralha, Hélder Pinto, João Correia De Freitas, Manuel Lagido, Raimundo Leong, Rita Bastos, Sílvia Machado e Sónia Figueirinhas.

    Sobre a capa
    A capa deste número é alusiva ao ano temático Matemática e Tempo.

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • Números e Álgebra (Revista temática)
    N.º 85 (2005)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Editor convidado deste número
    Jaime Carvalho e Silva

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Matos, António Fernandes, António José Mendes, Cecília Monteiro, Eduardo Veloso, Elvira Ferreira, Elza Santos, Fátima Mendes, Hélia Pinto, Hugo Lopes Menino, Isabel Rocha, Isabel Vale, João Pedro Da Ponte, José Manuel Duarte, José Manuel Matos, Luís Reis, Manuel Lagido, Maria José Costa, Marta Pratas, Neusa Branco, Nisa Figueiredo, Paula Botas, Teresa Lucas e Teresa Pimentel.

    Sobre a capa
    A capa deste número poderia denominar-se A batalha do pi. Inicialmente foram colocadas sobre um plano 100 repetições de uma mesma figura básica, formando uma matriz de 10 x 10. Usaram-se então os 300 primeiros dígitos da expansão decimal de pi, agrupados em sequências de três para obter uma matriz de rotações igualmente 10 x 10. Cada tripo na posição (i,j) da matriz das cópias. O resultado é esta mistura de caos e regularidade, (lembrando a famosa formação militar, em quadrado, consagrada pelos romanos) que no fundo traduz graficamente a dificuldade de caracterizar regularidades na expressão decimal do número pi.

    António Marques Fernandes

    Sobre o número temático
    Este número da revista tem por tema Números e Álgebra. É um tema que considerámos muito interessante mas difícil.
    Convidámos Jaime Carvalho e Silva, professor na Universidade de Coimbra, para nos ajudar a pensar no tema e a planear esta revista temática.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 84 (2005)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Cidália Macedo, Guilhermina Lobato, Henrique M. Guimarães, João Janeiro, Joaquim Giménez, José Luiz Pastore Mello, Luís Seabra Lopes, Luísa Solla, Lurdes Figueiral e Teresa Olga.

    Sobre a capa
    A capa deste número é uma composição gráfica utilizando páginas e figuras geométricas de uma tradução do grego para o latim, da autoria de William de Moerbeke e datada de 1270, de um comentário de Eutocio sobre a conhecida obra de Arquimedes Sobre a esfera e o cilindro.

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 83 (2005)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Cátia Marques, Departamento De Matemática Da Escola Secundária De Tecnologia E Gestão De Leiria, Dulce Araújo, Graça Zenhas, Hélia Sousa, Irene Segurado, Isabel Gil, João Janeiro, João Maria De Oliveira, João Pedro Da Ponte, Lina Fonseca, Linda Duque, Márcia Silva, Maria Paula Neves, Paula Teixeira, Sónia Félix e Teresa Pimentel.

    Sobre a capa
    Algumas questões, embora fundamentais, possuem um carácter quase metafísico, de tal modo que a sua resposta é muito difícil. Uma dessas questões é, na minha opinião, a de determinar qual o propósito essencial da Escola. Apesar da inexistência de uma resposta positiva e satisfatória para esta questão é possível, ainda assim, uma abordagem alternativa, considerando o problema de determinar o que esse propósito não deve ser. A capa deste número descreve uma possível resposta a esta última questão: a sociedade nos seus múltiplos aspectos é aqui representada pela pesada e brutal engrenagem, dotada da sua inércia própria e implacável. (A posição de desigualdade entre os indivíduos [alunos] e essa máquina é aqui acentuada pela diferença de escala). Precisamente, aquilo que o propósito da Escola não pode ser é o de converter vitalidade e curiosidade intelectual em frias peças daquela engrenagem.
    Infelizmente, porém, este não parece ser o caso ...

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 82 (2005)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Cristina Cruz, Ana Patrícia Gafanhoto, Ana Paula Gonçalves, Cláudia Domingues, Cristina Pereira, Daniel Olesen, Graciete Botas, Helena Horta, Henrique M. Guimarães, J. Sousa Ramos, José Luiz Pastore Mello, Leonor Santos, Liliana Raposo, Liliana Ribeiro, Luís Reis, Maria De Jesus Valadas, Mercês Ramos, Natércia Parra, Nuno Santos, Paula Teixeira, Paulina Gomes, Paulina Rebelo e Teresa Melo.

    Sobre a capa
    Várias das contribuições para este número salientam a necessidade de ser proporcionada aos alunos a oportunidade para construírem de forma activa e participante o seu próprio conhecimento. De facto parece existir (pelo menos nas idades mais jovens) uma predisposição para a descoberta que, de algum modo, a institucionalização do acto de aprender tende gradualmente a destruir. A fotografia da capa documenta um desses momentos mágicos.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 81 (2005)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Vieira Lopes, António José Mendes, Carlos Fiolhais, Cesário Silva, Cláudio Pinto, Domingos Fernandes, Fernanda Oliveira, Fernando Nunes, Filipe Marques, Isabel Fevereiro, John Mason, José António Fernandes, Leonor Santos, Luís Miguel Ferreira, Luís Reis, Nisa Figueiredo, Nuno Salvador, Pedro Abrantes, Roger Abrantes, Sónia Palha, Stéphane Martins e Tiago João.

    Sobre a capa
    A capa deste número é uma reprodução de O retrato de Arquimedes, pintado cerca de 1620 por Domenico Fetti (na actualidade, o quadro é propriedade do museu de arte Alte Meister, em Dresden na Alemanha).
    A escolha da capa tem origem no facto de este ano se comemorar o Ano Internacional da Física, efeméride à qual a Educação e Matemática se associou.
    Não será certamente consensual esta opção por Arquimedes como símbolo do relacionamento íntimo entre aquelas duas disciplinas. A generalidade escolheria Newton como melhor candidato - essa seria quase certamente a escolha da generalidade dos físicos. No entanto, apesar de ambos serem autores de trabalho decisivo e visionário em ambos os domínios, falta a Newton o rigor lógico-matemático que é constante em Arquimedes. Daí a minha escolha.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • Ensino da Matemática em Portugal: um ponto da situação (Revista temática)
    N.º 80 (2004)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Editor convidado deste número
    João Pedro da Ponte

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Vieira Lopes, Catarina Ferreira, Célia Sofia Silva, Cristina Loureiro, Eduardo Veloso, Fernanda Perez, Gisela Araújo, Helena Paradinha, Henrique M. Guimarães, Isabel Fevereiro, Isabel Paula, Jacinto Salgueiro, João Rino, José Paulo Viana, Leonor Santos, Luís Reis, Lurdes Serrazina, Manuel Martins Ferreira, Manuela Diogo, Maria Cristina Matos, Maria Lúcia Grilo, Olívia Sousa e Teresa Carrilho Da Graça.

    Sobre a capa
    A capa deste número, a ter um título, esse poderia ser O futuro observando tranquilamente o fluir do tempo. Estaríamos certamente perante um tipo de exibicionismo intelectual que escamoteia o seu verdadeiro propósito - o de lembrar que qualquer reflexão sobre a Escola e a Educação não deverá nunca constituir um mero exercício académico, deve ser (e terá que ser) em última análise uma escolha sobre o futuro. Um futuro que tem uma face!

    Sobre o número temático
    Este número da revista tem por tema Ensino da Matemática em Portugal: um ponto da situação. É um tema que consideramos difícil, até mesmo controverso, e que requer a consideração de uma pluralidade de aspectos. Por isso convidámos para seu editor João Pedro da Ponte, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pelo seu manifesto interesse na discussão do ensino da matemática no nosso país e pela largueza da sua visão sempre perspicaz e informada. Agradecemos-lhe a forma pronta como aceitou este desafio, bem como o seu empenho na concepção da revista e o seu envolvimento no processo da sua construção. Mais uma vez colaborou de forma intensa com a Educação e Matemática - recordamos que já em 1997 foi o editor convidado da revista temática sobre Novas Tecnologias na Educação Matemática - contribuindo de forma decisiva para a publicação deste número da revista.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 79 (2004)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Adriano Fonseca, Ana Vieira Lopes, António Bernardes, Celina Pereira, Cristina Loureiro, Eduardo Veloso, Florinda Costa, Isabel Rocha, João Pedro Da Ponte, José Paulo Viana, Leonor Santos, Luís Reis, Manuel Ferreira, Maria Cristina Matos, Maria Dedò, Mariana Mendonça, Otília Moreirinha, Renato P. Dos Santos e Rita Bastos.

    Sobre a capa
    Certos mecanismos básicos podem produzir formas altamente complexas. Consideremos, por exemplo, o mecanismo básico que permite obter a curva plana designada por epiciclóide, que está descrito na figura 1 (ver revista). O centro da circunferência mais pequena, a circunferência b percorre a circunferência maior, a circunferência a. Ao mesmo tempo o ponto B, roda em torno do centro A e o seu trajecto no plano, descreve a curva e, que se pode observar na figura 2 (ver revista). Se voltarmos a colocar a circunferência pequena sobre a linha entretanto obtida, obteremos uma curva ainda mais complicada (figura 3).
    O processo pode ser iterado e parâmetros adicionais podem ser introduzidos no processo, de modo a tornar este mecanismo mais versátil, obtendo-se deste modo imagens como a que surge na capa deste número.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 78 (2004)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Isabel Carvalho, António Guerreiro, Arsélio Martins, Clotilde Assunção, Departamento De Matemática Da Escola Secundária De Tecnologia E Gestão De Leiria, Helena Paula Pires, Henrique M. Guimarães, Isabel Paula, Jaime Carvalho E Silva, João Renato Sebastião, Luís Reis, Manuel Alberto Ferreira, Maria Cristina Matos, Maria Das Dores Fernandes, Maria De La Salete Ferreira, Paula Teixeira, Paulo Jorge R. Dias, Rosa Marques, Rosário Ribeiro, Sara Morgado Nunes, Sónia Costa, Soraia Ramos e Susana Diego.

    Sobre a capa
    A capa deste número constitui aquilo que se designa de um fractal poligonal. Este tipo de fractal é muito simples, tudo se inicia com um polígono regular e, numa primeira iteração, desenham-se novos polígonos (do mesmo tipo) centrados nos vértices do polígono inicial. O processo continua, usando agora os vértices dos polígonos entretanto introduzidos (ver revista).
    Introduzindo uma orientação nos vértices é possível prescrever transformações que os polígonos associados a cada vértice devem sofrer. As possibilidades são muitas, entre elas, aspectos como, cor, transparência ou modificações do tipo euclidiano podem ser prescritas a priori. Não deixa de ser surpreendente que partindo de algumas figuras muito simples se consiga obter (ao fim de alguns milhares de iterações) imagens tão complexas como a a da capa do presente número.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 77 (2004)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Maria Boavida, Cláudia Pagaimo, Cristina Loureiro, Darlinda Moreira, Delfim Torres, Elvira Ferreira, Fernando Nunes, Hugo Lopes Menino, J. Orlando De Freitas, Joana Cunha, João Pedro Da Ponte, José Brites Ferreira, José Paulo Viana, Luís Reis, Manuel Alberto Ferreira, Maria Cristina Matos e Sofia Varela.

    Sobre a capa
    Tendo como ponto de partida a representação artística de um nó (ver revista) e usando um procedimento algorítmico que recorre a transformações espaciais, obteve-se a composição gráfica da capa deste número. Trata-se de mais uma alusão ao conceito de infinito, num estilo que foi extensa e magistralmente explorado por M.C. Esher.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 76 (2004)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Fraga, Ana Teresa Oliveira, António César De Sá, Helena Rodrigues, Isabel Paula, Joaquim Félix, Jorge Nuno Silva, Luís Carlos Cachafeiro, Luís Miguel Ferreira, Luís Reis, Manuel Martins Ferreira, Margarida Abreu, Maria Cristina Matos, Maria Da Graça Zenhas, Maria Teresa Santos, Nuno Lavado e Vanda Rosa.

    Sobre a capa
    A capa deste número consiste numa composição gráfica envolvendo o tabuleiro e peças de Xadrez, numa alusão ao ano temático que se inicia, intitulado Matemática e Jogo.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 75 (2003)

    Director/a
    Joana Brocardo

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Maria Boavida, António Guerreiro, Eduardo Dinis, Grupo De Trabalho Internet E Projecto Ia, Hélia Sousa, Henrique M. Guimarães, Henriqueta Gonçalves, Jaime Carvalho E Silva, Jean-Marie Kraemer, João Pedro Da Ponte, Jorge Pinto, Leonor Santos, Lurdes Serrazina, Margarida Abreu, Maria Eugénia De Jesus e Paulo Ferreira.

    Sobre a capa
    A capa deste número é inspirada numa polémica recente (discutida neste número da Educação e Matemática) envolvendo a utilização de máquinas de calcular na aula de matemática. De facto, recentes disposições ordenam o aprisionamento da tecnologia como medida de sanidade pública. Infelizmente, outra gravíssima enfermidade que torna os decisores ignorantes relativamente ao objecto das suas decisões, permanece incurável, ganhando cada vez mais as características de uma epidemia.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • Avaliação (Revista temática)
    N.º 74 (2003)

    Director/a
    Joana Brocardo

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

    Editor convidado deste número
    Leonor Santos

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Amélia Rafael, Ana Benavente, Ana Martins, Ana Vieira, Antonieta Lourenço, Cristina Loureiro, Cristina Saporiti, Domingos Fernandes, Eduardo Veloso, Fátima Pona, Fátima Pona, Fernando Nunes, Helena Isabel Sousa, Henrique M. Guimarães, Isabel Cristina Dias, Isabel Paula, Isolina Oliveira, Jean-Marie Kraemer, João Barroso, João Pedro Aido, João Pedro Da Ponte, Jorge Pinto, José Manuel Varandas, Leonor Santos, Lurdes Serrazina, Manuel Abrantes, Maria Eugénia Varela Gomes, Maria Isabel Azevedo Rocha, Nuno Garção, Paula Teixeira, Pedro Abrantes, Pedro Esteves, Pedro Neves, Rita Bastos, Rosário Bento, Rosário Espírito Santo, Sofia Trindade, Virgínio Sá e Vitor Sarmento.

    Sobre a capa
    A capa desta revista temática é, em larga medida, inspirada no texto de Manuel Abrantes (pág. 112 deste número). Trata-se de uma composição gráfica em que intervêm fragmentos de pinturas de René Magritte. Também eu me coloco à janela, observando o voo de um espírito livre e clarividente.

    António Marques Fernandes

    Sobre o número temático
    Este número da revista é dedicado ao tema Avaliação. Pela segunda vez convidámos para editora a Leonor Santos, que de novo aceitou o desafio, por sabermos da sua ligação e do seu gosto por este tema. Na realidade podemos dizer que a Leonor foi mais do que uma editora convidada, dada a forma determinada como se envolveu não só na concepção da revista mas em todo o processo da sua construção.
    Para além do editorial e dos artigos que assina, da organização dos depoimentos dos alunos e também do debate sobre os rankings, a Leonor participou de forma entusiasta e determinante desde o primeiro ao último momento em todo o processo de criação desta revista.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 73 (2003)

    Director/a
    Joana Brocardo

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Carla Campos, António Guerreiro, Carlos Pires, Cátia Ramos, Eduardo Veloso, Elisa Rodrigues, Isabel Cristina Dias, João Barroso, John Mahoney, Luciano Veia, Maria Da Paz Martins, Maria José Brito, Nelson Martins Ferreira, Rogério Costa e Rosário Bento.

    Sobre a capa
    A capa, cujo título poderia ser O universo euclideano foi, em certa medida, motivada por um dos artigos que surge neste número, da autoria de Eduardo Veloso e intitulado Constuções geométricas, prazer dos deuses ...
    A geometria euclidiana possui a característica, provavelmente ímpar, de ser ao mesmo tempo simples e útil na descrição de uma parte importante da realidade.
    Uma indicação da sua simplicidade, reside no facto de estar a salvo do fenómeno da incompletude. Quer isto dizer que qualquer afirmação, envolvendo noções euclideanas ou se demonstra ou se refuta a partir dos aximoas.
    Contudo, como já se referiu, esta simplicidade não obsta a que se possa descrever realidades complexas.
    A capa procura, assim, reflectir esta possibilidade de descrever o complexo a partir do simples.

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 72 (2003)

    Director/a
    Joana Brocardo

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Campos, Ana Lúcia Vieira, Ana Vieira, António Lopes Da Silva, Carlos Roque, Cláudia Fialho, Conceição Gonçalves, Edite Vieira, Estela Kaufman Fainguelernt, Eunice Góis, Isabel Alexandra Gonçalves Mata, Isaura Nogueira, João Paulo Fonseca, João Vieira, Leonor Santos, Luís Miguel Ferreira, Manuela Ribeiro, Maria Da Paz Martins e Paulo J. Matos.

    Sobre a capa
    O quadro de Picasso, é o motivo principal da capa deste número. Em certo sentido, a libertação relativamente a referenciais absolutos, que é inerente ao Cubismo, trazendo para primeiro plano a pluralidade das perspectivas, foi aqui utilizada para criar uma analogia com a situação em que se encontra o indivíduo, face ao universo matemático, em acto de descoberta e aprendizagem. (quando tudo corre bem, é claro! ...)

    Capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

  • N.º 71 (2003)

    Director/a
    Joana Brocardo

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Cristina Cabral, Eduardo Veloso, Elza Chagas, Helena Luís, Isabel Pereira, Jaime Carvalho E Silva, Joana Lima, João Pedro Da Ponte, Lídia Santos, Maria João Lagarto, Paula Gomes, Ricardo Alexandre, Rogério Costa, Sofia Koch, Sónia Eleutério, Susana Diego e Vidal Minga.

    Sobre a capa
    A capa deste número é em grande medida motivada pelo artigo de Vidal Minga. O conceito de simetria sempre exerceu sobre nós um grande fascínio e o facto de ser um conceito fundamental reside, não apenas, no facto de ser tratável matematicamente, mas também na forma como surge subjacente a muitos domínios da actividade humana, como é exemplo a arquitectura. A capa reproduz como que uma janela sobre o mundo à luz da simetria.

  • N.º 70 (2002)

    Director/a
    Joana Brocardo

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Maria Boavida, Anabela Gomes, Branca Silveira, Eduardo Dinis, Elsa Fernandes, Henrique M. Guimarães, João Carlos Frias, Joaquim Cândido Machado, Jorge Nuno Silva, José Duarte, José Manuel Duarte, Maria Carolina Marques, Rita Carmo, Sílvia Machado e Sónia Mendes.

    Sobre a capa
    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

    As capas de 2002
    As primeiras das capas deste ano foi dedicada a Leonardo da Vinci. Corresponde basicamente a uma montagem, envolvendo desenhos do próprio Leonardo, em que se pretendeu criar um ambiente de certa intimidade entre os conceitos matemáticos e a natureza humana.

    Quanto à segunda capa, corresponde ao número 67, ela é muito descritiva. Tal como a anterior pretende homenagear um grande vulto, neste caso o matemático Pedro Nunes. A capa é construída sobre dois objectos, um deles, um astrolábio ao qual se encontra acopolado um nónio, o segundo a representação da famosa loxodromia. Embora aparentemente simples, trata-se de uma das capas tecnicamente mais difíceis de obter já que, na sua concepção, estiveram envolvidos meios tão diferentes como modelação 3D, desenho vectorial e software matemático.

    A capa do número 68 destaca, não uma pessoa mas a secção dedicada ao Ano Temático intitulado de Matemática e Profissões. Para obter modificaram-se, usando software, detalhes de um quadro de Laurent de la Hire (1649), de modo a estabelecer uma dicotomia entre o estudo teórico, e abstracto, e a sua aplicação concreta que é, na capa, simbolizada pela mão que segura o esquadro e o compasso.

    No caso do número temático, a respectiva capa pretende descrever, em termos gráficos, o próprio tema abordado naquele número - a iliteracia. Por um lado, a presença de objectos, com componentes reconhecíveis, mas cujo conjunto permanece enigmático, tenta constituir uma definição metafórica do conceito em si. Outros, por seu lado, tentam descrever o drama humano que se encontra associado à proliferação do fenómeno.

    Finalmente chegamos à capa do presente número. É inspirada num dos artigos que aborda aspectos relacionados com a problemática da compreensão dos objectos matemáticos. Trata-se de um desafio insuperável, este de caracterizar essa interacção, em termos gráficos. Ainda assim, é de tal modo interessante, que é impossível não o tentar vencer, mesmo sabendo que isso é impossível. Em certo sentido a matemática é uma substância vítria, mas de formas complexas, que só se deixam perceber se conseguirmos eliminar as ilusões criadas pela interferência da luz do nosso próprio entendimento. Essa luz entra e sai pela cúpula que, a propósito, é a cúpula do museu Guggenheim de Nova Iorque, projectada pelo grande arquitecto Frank Loyd Right.

    Agora, que o leitor já me confundiu com um artista é altura de não escrever mais nada.

    António Marques Fernandes
    Instituto Superior Técnico

  • Literacia Matemática (Revista temática)
    N.º 69 (2002)

    Director/a
    Joana Brocardo

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

    Editor convidado deste número
    Cristina Loureiro

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Adriana Figueiredo, Ana Sofia Alves, Conceição Ferreira, Cristina Loureiro, Fernando Nunes, Helena Rajão, Hélia Oliveira, Jaime Carvalho E Silva, João Branco, João Cândido Da Silva, João Filipe Matos, João Pedro Da Ponte, José Augusto Saleiro, José Duarte, José Galego, José Luís Freitas, José Manuel Matos, Leonor Santos, Lúcia Borrões, Lurdes Serrazina, Magda Bensabat, Maria Eugénia Graça Martins, Maria José Costa, Pascal Paulus, Pedro Almeida, Pedro Esteves, Teresa Dias e Vanda Ramos.

    Sobre a capa
    A capa deste número temático, subordinado ao tema iliteracia, tenta traduzir a tensão de um ambiente constituído por objectos individualmente reconhecíveis mas, cuja combinação, em objectos mais complexos, não tem significado aparente. Na sua concepção foram utilizados elementos de duas pinturas surrealistas: As férias de Hegel de René Magritte e Dança de Roda de António Pedro.

    A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

    Sobre o número temático
    Este número temático é dedicado à Litericia Matemática. Convidámos para editora convidada Cristina Loureiro da Escola Superior de Educação de Lisboa, convite a que aderiu com entusiasmo. A Cristina foi um elemento essencial na concepção e orientação deste número. Deu além disto importantes contributos em relação ao seu conteúdo, nomeadamente, dinamizando a mesa redonda sobre o PISA e outros estudos sobre literacia e elaborando o editorial bem como uma reflexão incluída na secção Pontos de vista, reacções e ideias ....

76-100 de 167