N.º 91 (2007): 20 Anos (Revista especial)

					Ver N.º 91 (2007): 20 Anos (Revista especial)

Director/a
Ana Paula Canavarro

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

Editor convidado deste número
Henrique M. Guimarães

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Ana Fraga, Ana Vieira, António Borralho, Eduardo Veloso, Elvira Ferreira, Grupo de Trabalho de Geometria da APM, Henrique M. Guimarães, Isabel Vale, Jaime Carvalho E Silva, Jeremy Kilpatrick, João Pedro Aido, João Pedro da Ponte, Leonor Moreira, Leonor Santos, Luís Reis, Maria José Costa, Nuno Garção e Suzana Nápoles.

Sobre a capa
A capa deste número comemorativo do vigésimo aniversário da EM reproduz um quadro do pintor holandês Vincent Van Gogh, trata-se de Feixes de trigo (Agosto de 1885).
A pintura, retratando um aspecto da vida rural, possui um valor metafórico inegável. As frágeis hastes de trigo mantém-se em posição vertical devido ao facto de se encontrarem ligadas uma às outra (em feixes). Traduz-se deste modo a ideia (e o facto) de o espírito colectivo ser essencial na edificação de projectos sólidos e duradouros.
No caso particular da EM, grande parte do seu sucesso depende certamente da preservação desse espírito.

António Marques Fernandes

Sobre o número especial
A Educação e Matemática completa os seus 20 anos de existência. Este número é, assim, um número especial, de comemoração, inteiramente dedicado à Revista. Naturalmente, quisemos neste número reflectir sobre o que ela foi ao longo destas duas décadas, o que ela é, e consequentemente sobre as escolhas para e sobre o futuro.
Para isso, e por isso, decidimos convidar para editor deste número Henrique Manuel Guimarães que foi um dos fundadores da Revista, integrou a sua equipa redactorial desde o primeiro até ao nº 63, Maio/Junho de 2001, tem mantido com a Revista uma continuada, próxima e intensa colaboração e, de uma forma especial, tem contribuído, para que a nossa memória colectiva, seja preservada.
Queremos aqui deixar o nosso agradecimento pela prontidão com que aceitou o convite e pelo enorme empenho, entrega e dedicação com que, como é seu apanágio, se envolveu na concepção e construção desta revista. E igualmente, afirmar o privilégio de termos contado, agora como antes, com a sua colaboração, com a largueza das suas ideias, com a sua perspicácia, rigor e espírito crítico que, de forma decisiva, contribuíram para que este número, mas também a Revista, seja hoje aquilo que é.

Capa
António Marques Fernandes

Publicado: 2007-02-28

Número Completo

Editorial

Artigos