Edições Anteriores

  • N.º 170 (2023)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Paula Gomes, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte



    Colaboradores Permanentes

    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Paulo Afonso - O problema deste número Júnior

    Mário Baía - Edição gráfica                                                                                                                                             

    Capa Mário Baía


    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação Dezembro de 2023
    Tiragem 1000 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222
    Porte Pago

  • N.º 169 (2023)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Paula Gomes, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte


    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Paulo Afonso - O problema deste número Júnior

    Mário Baía - Edição gráfica                                                                                                                                             

    Capa Mário Baía


    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação Setembro de 2023
    Tiragem 1000 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222
    Porte Pago

  • N.º 168 (2023)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Paula Gomes, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte


    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Paulo Afonso - O problema deste número Júnior

    Mário Baía - Edição gráfica                                                                                                                                             

    Capa Mário Baía


    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação Junho de 2023
    Tiragem 1100 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222
    Porte Pago

  • N.º 167 (2023)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Paula Gomes, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte


    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica                                                                                                                                                                    Paulo Afonso - O problema deste número Júnior

     


    Capa Mário Baía


    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação Março de 2023
    Tiragem 1000 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222
    Porte Pago

  • N.º 166 (2022)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Paula Gomes, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte


    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica


    Capa Mário Baía


    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação Dezembro de 2022
    Tiragem 1000 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222
    Porte Pago

  • N.º 165 (2022)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Paula Gomes, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte


    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica


    Capa Mário Baía

     

    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação setembro de 2022
    Tiragem 1000 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222

    Porte Pago

  • N.º 164 (2022)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Paula Gomes, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte

    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica

    Capa
    Mário Baía

    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação junho de 2022
    Tiragem 1000 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222
    Porte Pago

  • N.º 163 (2022)

    Diretora
    Helena Gil Guerreiro

    Subdiretora
    Manuela Pires

    Editores
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Rocha, Irene Segurado, João Terroso, Lina Brunheira, Nuno Valério, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte

    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica

    Capa
    Mário Baía

    Entidade Proprietária e editora
    Associação de Professores de Matemática
    NIPC: 502006013
    Sede do editor e sede da redação
    Rua Dr. João Couto, 27-A, 1500-236 Lisboa
    Data da publicação março de 2022
    Tiragem 1000 exemplares
    Periodicidade Trimestral
    Estatuto editorial disponível em:
    https://em.apm.pt/index.php/em/Estatutoeditorial
    Impressão
    Colorpoint, Unipessoal Lda
    Urbanização Vale Azul, n.º 8
    Casal da Espinheira
    2560-401 Silveira
    Depósito Legal n.º 72011/93
    N.º ERC: 124051
    ISSN online: 2795-4730
    ISSN impresso: 0871-7222
    Porte Pago

  • Revista temática sobre Pensamento Computacional
    N.º 162 (2021)

    Diretora
    Lina Brunheira

    Subdiretora
    Helena Rocha

    Editores
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais,  Elvira Santos,  Filipa Machado, Helena Gil Guerreiro,  Irene Segurado,  João Terroso,  Manuela Pires, Sílvia Zuzarte,  Teresa Olga Duarte

    Editores convidados deste número
    João Torres e Miguel Figueiredo

    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica

    Neste número também colaboraram
    Adelina Precatado, Ana Chambel, Carlos Albuquerque, Eduardo Cunha, Elsa Fernandes, Fernando Frederico, Filipe T. Moreira, Jaime Carvalho e Silva, João Carlos Terroso, João Grácio, João Marques, João Sá, João Torres, José Miguel Sousa, Kalleby Santos, Manuel Marques, Marco Neves, Maria José Loureiro, Miguel Figueiredo, Neusa Branco, Paula Cristina Lopes, Raul Aparício Gonçalves, Renata Carvalho, Rui Gonçalo Espadeiro, Silvia Zuzarte, Sónia Abreu, Sónia Martins, Teresa Marques.

    Sobre a capa
    O Pensamento Computacional tem vindo a ser objeto de especial atenção na educação, através de programas de formação de professores e integração de atividades curriculares na sala de aula, envolvendo alunos de diferentes níveis de ensino.
    As imagens na capa da revista 162 são testemunhos de histórias de sessões de formação de professores e do envolvimento dos alunos em atividades de aprendizagem relacionadas com o Pensamento
    Computacional, utilizando tecnologias diversificadas.

    Capa 
    Mário Baía

  • N.º 161 (2021)

    Diretora
    Lina Brunheira

    Subdiretora
    Helena Rocha

    Editores
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil Guerreiro, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte, Teresa Olga Duarte.

     

    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica

    Neste número também colaboraram
    Ana Cristina Tudella, Ana Filipa Alves, Beatriz Sarreira, Cristina Silva, Filipa Machado, Graça Pereira, Hélder Pinto, Helena Campos Pinho, Hélia Jacinto, Irene Segurado, Jaime Carvalho e Silva, Joana Dias, Mariana Dias, Manuela Pires, Nélia Amado, Pedro Almeida, Rui Duarte, Susana Brito, Susana Carreira, Teresa Olga Duarte, Tiago Hirth.

    Sobre a capa
    Alunos do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano apresentam os modelos dos tabuleiros dos jogos Alquerque dos 12 e jogo do Moinho descritos no artigo Jogos matemáticos gravados na pedra na região de Castelo Branco.   Mário Baía

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 160 (2021)

    Diretora
    Lina Brunheira

    Subdiretora
    Helena Rocha

    Editores
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil Guerreiro, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.

    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica

    Neste número também colaboraram
    Ana Paula Canavarro, António Domingos, Eduardo Cunha, Graça Pereira, Graciosa Veloso, Helder Martins, Henrique Manuel Guimarães, Jaime Carvalho e Silva, Joana Latas, João Pedro da Ponte, José Costa, José Paulo Viana, Luís Menezes, Lurdes Serrazina, Manuela Pires, Maria de Fátima De Jesus Simões, Misleine Andrade Ferreira Peel, Patrícia Damas Beites, Pedro Almeida, Raul Aparício Gonçalves e Teresa Moreira

    Sobre a capa
    A capa deste número não podia deixar de ser dedicada a Ubiratan.
    Ubiratan D’ Ambrosio, claro, mas em Portugal tratamo-lo carinhosa e simplesmente por Ubiratan. O respeito e a consideração que lhe devemos advém do seu enorme contributo para a Educação Matemática, em boa parte traduzido nos seus textos e refletido nos louvores que recebeu. Mas o contributo de Ubiratan é indissociável da sua pessoa e da sua presença física. Ouvi-lo era uma experiência quase espiritual. As suas ideias inspiravam-nos a fazer melhor, a ser melhor. E essa inspiração deixou várias marcas, entre elas o nome da nossa revista. Como lembra, no seu artigo, Henrique Guimarães, um dos sócios fundadores da APM e da Educação e Matemática, “desse modo, como pretendíamos, se enunciavam e realçavam as principais áreas de intervenção da revista
    — Educação, Matemática e, como o “e” em sobrescrito bem salienta, Educação Matemática. E assim, em Janeiro de 1987, se publica o N.º 1 da revista, com o nome colhido do (sub)título do livro de Ubiratan.
    Hoje, 35 anos passados, ainda assim se mantém como uma espécie de herança de Ubiratan, e como lembrança.”
    Lina Brunheira Diretora da Educação e Matemática

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 159 (2021)

    Diretora
    Lina Brunheira

    Subdiretora
    Helena Rocha

    Editores
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil Guerreiro, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.

    Colaboradores Permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição gráfica

    Neste número também colaboraram
    Ana Santiago, António Domingos, Bento Cavadas, Carlota Brazileiro, Daniel Traglia Amancio, Daniel Trevisan Sanzovo, Graciosa Veloso, Helder Martins, Helena Gil Guerreiro, Joana Nunes, José Luiz Pastore Mello, José Paulo Viana, Júlio Paiva, Luciana Pereira Brito, Mafalda D’Almeida, Neusa Branco, Paulo Afonso, Pedro Almeida, Raquel Rucha, Sílvia Zuzarte e Vânia Ferro.

    Sobre a capa
    E, de repente, no dia 16 de março foram suspensas as atividades letivas e não letivas nas escolas... (começava, deste modo, o editorial da Educação e Matemática n.º 155). Um ano depois … professores e alunos fizeram uma caminhada, para muitos pelo desconhecido, ultrapassando obstáculos, vencendo desafios, procurando minimizar as dificuldades que os novos tempos faziam emergir no quotidiano escolar e, em particular, no ensino e na aprendizagem.
    Terminou um ano letivo e iniciou-se outro, que vai decorrendo com intermitências e sempre a aguardar por novas alterações. Professores e alunos vão integrando formas de trabalho com as tecnologias,
    experimentando metodologias mais adequadas ao contexto educativo atual, tentando a criação de ambientes propícios à aprendizagem dos alunos.
    Neste conturbado período de tempo nem tudo decorreu bem, muitos dos problemas identificados ainda aguardam por resolução, mas independentemente destas vicissitudes, cada professor procurou
    estar sempre presente, dar o seu melhor, persistindo em continuar a caminhada ao lado de cada um dos seus alunos (presencialmente, virtualmente, ou de qualquer outra forma), sem nunca desistir de
    acreditar no futuro de todos e de cada um.

    Fotografia de Stephanie Fuchs
    Mário Baía

    Capa
    Mário Baía

  • Avaliação (Revista temática)
    N.º 158 (2020)

    Director/a
    Lina Brunheira

    Sub-Director/a
    Helena Rocha

    Redação
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.

    Editor convidado deste número
    Leonor Santos

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Alexandra Teixeira, Ana Clara Dias, Ana Isabel Silvestre, Ângela Balça, Domingos Fernandes, Elvira Santos, Fátima Lopes, Hélder Pais, Hélia Jacinto, Irene Martins, João Almiro, Jorge Pinto, Leonor Santos, Lina Brunheira, Mariana Dias, Marisa Gregório, Paula Vieira da Silva, Paulo Dias, Purificação Garrido, Rita Cunha Leal, Rui Candeias, Sandra Chumbo, Sílvia Semana, Telma Peres, Valter Dias e Vanda Zuzarte.

    Sobre a capa
    A capa da edição temática da Educação e Matemática, sobre o papel da avaliação no ensino e na aprendizagem, apresenta uma pequena nota de humor que se encontra numa das tiras da banda desenhada da Mafalda (Quino, 1990)*. Nesta, Mafalda, Miguelito e outras personagens expressam alguma estupefação perante a avaliação de uma atividade escolar, uma sátira sobre os frequentes desencontros entre os olhares do professor e dos alunos sobre os critérios de avaliação.

    * Quino (1990). Mafalda Inédita (p. 41). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

    Mário Baía

    Sobre o número temático
    A avaliação volta, 17 anos depois, a marcar presença no número temático da Educação e Matemática. Não será um tema novo ou ignorado. Pelo contrário, a avaliação tem uma presença incontornável na aula de matemática, é alvo de discussões e controvérsias, umas vezes centradas em certezas inabaláveis, outras vezes refletindo a necessidade de repensar processos que, indubitavelmente, têm uma forte influência nas nossas práticas e, em última análise, nas aprendizagens e na vida dos nossos alunos.
    Neste retorno assumimos uma postura inconformista, um certo desconforto com a ideia de que pouco tem mudado nas práticas avaliativas e o interesse em acompanhar a evolução nesta área. E querendo voltar à avaliação, voltámos contando de novo com a preciosa orientação da Leonor Santos como editora convidada. Enquanto especialista, a Leonor permitiu-nos navegar neste tema, visitando e revisitando conceitos e processos, conhecendo novas experiências de sala de aula e perspetivas de professores, investigadores, alunos e encarregados de educação. Mais do que orientar, a Leonor deu vida, também nesta revista, ao verdadeiro sentido de avaliação, promovendo um diálogo com cada autor, levando a que cada um pudesse elevar ao máximo o potencial dos seus textos. Também por esta aprendizagem, a equipa da E&M lhe agradece vivamente.

  • N.º 157 (2020)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Editores
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Ana Isabel Cunha, Ana Isabel Desterro, Ana Paula Canavarro, Anabela Gaio, António Domingos, Cristina Cruchinho, Elvira Ferreira, Hélia Jacinto, Joaquim Félix, Lina Brunheira, Manuela Gabriel, Manuela Subtil, Maria José Carvalho, Marta Caseiro, Nélia Amado, Nuno Inácio, Paula Diogo, Paulo Almeida, Paulo Correia, Sílvia Zuzarte, Sónia Mendes, Susana Almeida, Susana Brito, Susana Carreira, Susana Silva e Vânia Mateus.

    Sobre a capa
    As razões invocadas para o regresso à sala de aula dos alunos, de todos os níveis de ensino, em tempos de pandemia, com o cumprimento rigoroso de todas as regras de segurança, definidas pela Direção-Geral da Saúde, para além dos aspetos sempre presentes do crescimento e desenvolvimento proporcionados pela interação física e emocional no micromundo que é a escola têm/deve ter também presente a necessidade de, como refere Ana Paula Canavarro, no editorial, "proporcionar aos alunos o seu desenvolvimento com múltiplas aprendizagens de qualidade".
    Os professores estão assim perante um novo desafio de conciliar as regras de segurança com a gestão de espaços de implementação de estratégias que considerem os diferentes ritmos de aprendizagens dos alunos, investindo na capacidade de inovar anulando as limitações pedagógicas impostas pela ainda existente e resistente "sala em autocarro".

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 156 (2020)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Editores
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Ana Cunha, António Manso, Cristina Cruchinho, Cristina Loureiro, Fátima Alexandrino, Filipa Machado, Francisco Monteiro, Gorete Fonseca, Heitor Miranda, Helena Gil Guerreiro, Irene Segurado, Isabel Rocha, Jaime Carvalho E Silva, Joana Conceição, Joana Mata-Pereira, João Pedro da Ponte, José Luiz Pastore Mello, José Paulo Viana, Manuela Pires, Margarida Rodrigues, Maria Cristina Costa, Marisa Quaresma, Paula Figueiredo, Paulo Correia, Paulo Santos, Sandra Nobre e Sofia Ribeiro.

    Sobre a capa
    Terminou o ano letivo, terminou uma aventura, terminou um acontecimento que, eventualmente, ficará na história da educação.
    Prepara-se um novo ano e, embora todos tenhamos consciência da incerteza e imprevisibilidade associada à evolução da pandemia, a criação de condições de segurança para o regresso à sala de aula com o foco no bem estar dos alunos é de importância crucial para o desenvolvimento de novas aprendizagens e consolidação das anteriores.
    Que não se perca, o que se ganhou em experiência e inovação. Que se desenvolvam novos recursos e metodologias que reforcem a capacidade de resposta a um próximo mas incerto futuro.

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 155 (2020)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Albano Silva, Ana Margarida S.M. Simões Dias O.S., António Marques Fernandes, Catarina Ferreira, Cesário Silva, Cristina Loureiro, Cristina Morais, Elisabete Gonçalves dos Santos, Floriano Viseu, Helena Gil Guerreiro, Helena Rocha, Isabel Oitavem, João Terroso, José Luiz Pastore Mello, Leonardo Barrichello, Lina Brunheira, Manuela Simões, Paulo Afonso e Sónia Palha.

    Sobre a capa
    O isolamento social e o encerramento dos estabelecimentos de ensino marcam todo o período de edição da revista Educação e Matemática (nº 155).
    Enquanto se escreviam e reviam artigos e se dava corpo às páginas da EeM, milhares, milhões de alunos e professores viam o seu espaço de trabalho, natural e privilegiado, encerrado. Condicionados pelo fator tempo, ultrapassaram questões do foro pessoal, social e emocional e mudaram de um dia para o outro, como num sopro de magia, da sua sala de aula tradicional (natural) para salas virtuais, com uso de novas ferramentas, novos desafios e aventuras, numa transição quase que natural/sem conflito, aprendendo e ensinando num novo contexto, superando obstáculos de diversa ordem e natureza, reinventando e reconstruindo estratégias pedagógicas e tarefas de aprendizagem adequadas a uma nova e excecional situação.
    Uma construção histórica de um processo educativo, que se espera limitado no tempo, nestas condições, mas do qual todos possamos tirar consequências e construir um futuro capaz de ultrapassar, a nível educativo, novas e eventuais adversidades.

    Capa
    Mário Baía

  • Interdisciplinaridade (Revista temática)
    N.º 154 (2019)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.

    Editor convidado deste número
    Bento Cavadas e Nelson Mestrinho

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Ana Henriques, Ana Santiago, Andreas Meister, António Guerreiro, Bento Cavadas, Cristina Cruchinho, Dina Morais, Elisabete Linhares, Enrique Martínez Jiménez, Filipa Machado, Helena Gil Guerreiro, Helena Moreira, Hélia Oliveira, João Mouro, Lina Fonseca, Manuel Luiz da Silva Pinto, Manuela Pires, Maria do Céu Roldão, Marisa Correia, Mónica Baptista, Nelson Mestrinho, Neusa Branco, Paula Figueiredo, Raquel Santos, Rita Borromeo Ferri, Susana Brito e Teresa Maia e Carmo.

    Sobre a capa
    Fotografias no geossítio das pegadas de dinossauros em Vale de Meios, Alcanede, concelho de Santarém. Os alunos estão a medir o comprimento da pegada, passo e passada para aferirem dados da dinâmica de locomoção de um dinossauro terópode, no âmbito de uma atividade interdisciplinar entre ciências e matemática, denominada "Predação no Jurássico".

    Bento Cavadas

    Sobre o número temático
    Quando pensamos num trabalho de interdisciplinaridade, envolvendo a matemática, que tem por base um projeto entusiástico e inovador, vêm-nos à memória Bento Cavadas e Nelson Mestrinho.
    Vêm-nos à memória pela metamorfose que a sua prática letiva nos oferece, pelas experiências de aprendizagem integradas que proporcionam aos seus estudantes, apoiadas em redes curriculares interdisciplinares, que nos inspiram.

    Foram assim, desde o primeiro momento, a nossa escolha para editores deste número temático. E, enfim, como diz o Sérgio, duma escolha se faz um desafio e assim se enfrentou este número temático de fio a pavio. Com eles navegamos sem mar, sem vela ou navio, mas preparamos a rota e fizemos a viagem, bebendo a coragem até dum copo vazio.
    Com eles demos a volta ao medo, demos a volta ao mundo e chegamos a bom porto, durante alguns meses de proveito em que juntos lutamos por tudo o que se leva a peito.
    Neste número temático conduzem-nos numa viagem pela interdisciplinaridade, em que nos é dado de beber o alento num copo sem fundo, em que, se entramos cansados, saímos refeitos.
    Brinde-se aos editores, que tão prontamente aceitaram o nosso convite. Muito obrigada.

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 153 (2019)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Adriana Richit, Albano Silva, Cláudia Campos, Corália Pimenta, Diogo Faria, Elsa Campos, Jaime Carvalho E Silva, Joana Gamboa, João Carlos Terroso, Joaquim Félix, Lígia Carvalho, Lurdes Serrazina, Manuel Vara Pires, Margarida Rodrigues, Maria João Silva, Olívia Sousa, Orquídea Santos, Paulo Afonso, Petrina Avelar, Renata Carvalho, Rui Candeias, Teresa Moreira e Teresinha Fumi Kawasaki.

    Sobre a capa
    No ano das comemorações dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, a Educação e Matemática apresenta, na capa da edição 153, um esboço de uma das suas geniais ideias (página 899v do Codex Atlanticus*).
    Neste esboço está documentado o princípio de uma estrutura que se mantém unida devido apenas ao peso dos seus elementos constituintes e à ação da gravidade. É com base nesta ideia de Leonardo da Vinci que o Museu de Matemátiques de Catalunya (MMACA) desenvolveu um projeto educativo que é referenciado no artigo Matemáticas na Raia 2019.

    * Uma versão digitalizada do Codex Atlanticus está disponível em http://www.codex-atlanticus.it/

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 152 (2019)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Ana Isabel Silvestre, Ana Margarida Baioa, Ana Sofia R. Rézio, Atractor, Beatriz Gouveia, David Costa, Direcção da APM, Fernando Egídio Reis, Fernando Emídio, Helena Coutinho, Helena Martinho, João Correia de Freitas, João Mouro, José Luiz Pastore Mello, Lucília Teles, Margarida Font Amado, Margarida Raposo, Maria Eugénia de Jesus, Maria Isabel Rocha, Patrick Gotz, Susana Carreira e Vitor Godinho Lopes.

    Sobre a capa
    Uma visita, por alguns locais virtuais, à cidade onde decorrerá o ProfMat 2019 permite conhecer factos históricos de Castelo Branco, desde a sua fundação até à atualidade.
    A capa desta edição da Educação e Matemática retrata uma vista antiga do castelo e da cerca da cidade de Castelo Branco, que é possível observar num painel de azulejos existentes no jardim do Paço da mesma cidade.

    (Fonte: https://www.cm-castelobranco.pt/media/1582/jardim_do_paco_pormenor_azulejo_4.jpg)

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 151 (2019)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Ana Paula Jahn, Ana Rita Branco, Cátia Almeida, Ema Mamede, Felicidade Mestre, Hélia Pinto, João Mouro, José Condeço, José Filipe, Juliana Lopes, Maria Caracitas, Maria Catarina Sousa, Marília Zorrinho, Martha Maçumoto, Nádia Ferreira, Nélia Amado, Neusa Branco, Nuno Santos, Paulo Afonso, Paulo Ferreira Correia, Rita Laranginha, Sandra Nobre, Sandra Schneider, Sílvia Zuzarte, Susana Carreira, Tiago Coelho e Vicenzo Bongiovanni.

    Sobre a capa
    A Academia Norueguesa de Ciências e Letras atribuiu o Prémio Abel de 2019 a Karen Uhlenbeck, professora da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos.
    The Abel Prize criado em homenagem ao matemático norueguês Niels Hendrik Abel, desde 2003, concedido anualmente para realçar avanços importantes na área da Matemática. A professora Karen Uhlenbeck é a primeira mulher a ganhar este prémio.

    Capa
    Mário Baía

  • Comunicação Matemática (Revista temática)
    N.º 149 (2018)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Editor convidado deste número
    Rosa Antónia Tomás Ferreira

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Ana Barbosa, Anabela Cruz-Santos, António Domingos, António Guerreiro, Belmira Mota, Célia Mestre, Cristiana Leite, Cristina Martins, Elisabete Costa, Emanuel Martinho, Fernanda Ferreira, Filipa Machado, Helena Rocha, Hélia Jacinto, Isabel Vale, Jaime Carvalho E Silva, Joana Dias, Joana Tinoco, João Carlos Terroso, Lina Brunheira, Luís Menezes, Lurdes Serrazina, Manuel Vara Pires, Margarida Rodrigues, Maria Helena Martinho, Maria João Nunes, Nélia Amado, Rosa Antónia Ferreira, Sílvia Semana, Susana Carreira e Teresa Olga Duarte.

    Sobre a capa
    Na capa deste número uma nuvem de números para assinalar a 150ª edição da Educação e Matemática.

    Sobre o número temático
    A Revista Educação e Matemática assinala as 150 edições com um número temático dedicado à comunicação matemática. Este número começou a ser preparado há mais de um ano, primeiro com a escolha do tema e da sua editora - A Rosa Antónia Tomás Ferreira - que entusiasticamente aceitou o nosso convite. Logo numa primeira reunião, ainda no Norte, a Rosa avançou com muitas ideias sobre tópicos a tratar e trabalhos que a revista poderia divulgar, delineando um plano muito próximo do que veio a ser o produto final. A partir daí, foram endereçados convites de Trás-os-Montes ao Algarve, do pré-escolar ao ensino secundário, incluindo ainda a formação inicial e considerando vários temas matemáticos. Recebidos os contributos de todos os autores, foi necessário rever, sugerir, alterar e tomar decisões de edição, um trabalho em que a Rosa se envolveu empenhadamente. Desta forma, a diversidade e a qualidade que esperamos que o leitor reconheça no número temático tem muito a dever à nossa editora que se dedicou de alma e coração à sua construção. Pela sua orientação, apoio e energia, a Redação da Educação e Matemática apresenta aqui o seu enorme agradecimento.

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 148 (2018)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Adelaide Cosme, Ana La Féria, Ana Paula Alves, Cristina Martins, David Pires Dias, Dina Tavares, Eduardo Veloso, Eunice Oliveira, Fátima Paixão António Pais, Fátima Regina Jorge, Fernando Sebastião, Gabriela Dinis, Helena Martins, Henrique Leitão, Hugo Menino, Inês Guimarães, Isabel Rocha, João Vitor Teodoro, José Luiz Pastore Mello, José Marcos Lopes, Manuela Pires, Mauro Figueiredo, Nélia Amado, Paulo Correia, Raquel Azevedo, Rita Teixeira, Rui Lemos, Sandra Cristina Mendes da Costa, Sílvia Zuzarte, Sónia Barbosa, Susana Carreira e Susana Dionísio.

    Sobre a capa
    A capa desta edição da EM vem a propósito do texto de Paulo Correia no editorial da revista, Fotografia/imagens distintas e conflituantes sobre educação, ensino e aprendizagem coabitam na sociedade desde há algumas décadas. Para muitos autores, uma destas imagens relaciona-se com o nível da desatualização da escola, incapaz de acompanhar as vertiginosas mudanças na sociedade, com particular relevância na evolução do conhecimento em todas as áreas di saber e, sobretudo, nas ciências e na tecnologia.
    Para outros, independentemente do debate atual, mas relacionado com a cada vez maior desatualização da escola, face ao desenvolvimento tecnológico, num futuro próximo, duas questões irão emergir e ganhar uma dimensão preocupante sobre o papel da escola na sociedade - O que ensinar? e como ensinar?

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 147 (2018)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Adelina Precatado, Ana Luísa Costa, Beatriz Ribeiro, Bento Cavadas, Cristina Loureiro, Cristina Morais, Direcção da APM, Eduardo Veloso, Fátima Mendes, Inês Soares, Joana Conceição, José Paulo Viana, Nelson Mestrinho, Pedro Abrantes, Sandra Nobre e Vitor Duarte Teodoro.

    Sobre a capa
    A capa deste número reproduz "Smaller & Smaller", uma gravação em madeira realizada por um artista notável e original, M.C. Escher, em 1956. Esta obra e cerca de outras 200 deste artista holandês podem ser apreciadas no Museu de Arte Popular até ao próximo mês de novembro.
    Também , como noticiado na página 2 deste número, a APM tem ativa uma ação de curta duração para professores, relacionada com a exploração didática da exposição "M.C. Escher Arte e Matemática".

    Capa
    Mário Baía

  • N.º 146 (2018)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Carlos Alberto Assis, Carlota Brazileiro, Cristina Cruchinho, Eduardo Veloso, Fátima Simões, Fernando Nunes, Isabel Correia, Isabel Rocha, José Paulo Viana, Manuela Pires, Maria Emília Brederode Santos, Mário Bessa, Neusa Branco, Patrícia Damas Beites, Rogério Berrincha, Sandra Bento, Sílvia Semana, Susana Colaço (A. Khan), Susana Colaço (IPS) e Thiago Barcelos Castilhos.

    Sobre a capa
    A capa da edição 146 da EM reproduz uma pavimentação em mosaico romano (Parque Arqueológico de Paphos, Chipre) o duelo mítico entre o herói grego Theseu e o Minotauro, criatura imaginária, com a cabeça de um touro num corpo de homem. No mito, Theseu consegue triunfar sobre o Minotauro e abandonar o labirinto. O Labirinto do Minotauro é uma das histórias mais divulgadas da mitologia grega, tendo chegado a Portugal, também, pela cultura do império Romano e podendo ser observada nas ruínas romanas de Conímbriga.
    Os labirintos têm sido utilizados, ao longo dos tempos, por exemplo, na matemática, na literatura, na poesia, na religião e na pintura. Com diferentes interpretações no imaginário humano, o Labirinto do Minotauro exprime-se como uma metáfora para a luta incessante do ser humano contra o obscuro, o medo do desconhecido, conseguindo, por fim, obter clareza e a sabedoria.

    Capa
    Mário Baía

  • O que diz a investigação em educação matemática sobre as aprendizagens dos alunos (Revista temática)
    N.º 144 e 145 (2017)

    Diretor/a
    Lina Brunheira

    Sub-Diretor/a
    Helena Rocha

    Redação
    Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

    Editor convidado deste número
    Joana Brocardo

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número
    Mário Baía - Edição Gráfica

    Colaboraram neste número
    Ana Henriques, Ana Paula Canavarro, António Domingos, Catarina Delgado, Cristina Loureiro, Dina Morais, Fátima Mendes, Fernando Nunes, Helena Gil, Helena Moreira, Hélia Oliveira, Irene Segurado, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Pedro da Ponte, Leonor Santos, Lina Brunheira, Lurdes Serrazina, Manuela Pires, Paula Figueiredo, Susana Brito e Susana Carreira.

    Sobre o número temático
    O que diz a investigação em educação matemática sobre as aprendizagens dos alunos é o tema escolhido pela redação da revista para a temática de 2017. A opção por este tema, inédito nas nossas temáticas, deve-se à relevância que atribuímos ao contributo da investigação para as práticas de sala de aula. Entendemos que à revista também compete a divulgação dessa investigação junto dos professores, daí a seção permanente do Grupo de Trabalho em Investigação (GTI), pelo que chegou a altura de a ela dedicarmos um número temático.
    Felizmente que na nossa associação temos uma comunidade de investigadores em educação matemática muito ativa, com saber e experiência relevante para a conceção deste número temático. A dificuldade não foi encontrar um nome, mas escolher um. E escolhemos a Joana Brocardo, porque além de pertencer a essa comunidade, tem enriquecido esse percurso profissional com outras vivências, nomeadamente na área do currículo e da formação de professores, uma conjugação muito enriquecedora para o objetivo desta revista.
    Agradecemos a motivação e o empenho que colocou na conceção e concretização deste número da Educação e Matemática.

    Nota: Neste número há três secções que não têm a dimensão habitual e que foram além dos seus objetivos. Cristina Loureiro e António Domingos, colaboradores permanentes das secções Caderno de Apontamentos de Geometria e Tecnologias na Educação Matemática e Lurdes Serrazina, membro do GTI, foram, por proposta da redação, autores de artigos focados nas recomendações da investigação relevantes para a aprendizagem dos alunos, dentro das temáticas que são abordadas nas respetivas secções, ficando enquadrados nelas.

    Capa
    Mário Baía

1-25 de 166