N.º 158 (2020): Avaliação (Revista temática)
Director/a
Lina Brunheira
Sub-Director/a
Helena Rocha
Redação
Ana Isabel Silvestre, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Elvira Santos, Filipa Machado, Helena Gil, Irene Segurado, João Terroso, Manuela Pires, Sílvia Zuzarte e Teresa Olga Duarte.
Editor convidado deste número
Leonor Santos
Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição Gráfica
Colaboraram neste número
Alexandra Teixeira, Ana Clara Dias, Ana Isabel Silvestre, Ângela Balça, Domingos Fernandes, Elvira Santos, Fátima Lopes, Hélder Pais, Hélia Jacinto, Irene Martins, João Almiro, Jorge Pinto, Leonor Santos, Lina Brunheira, Mariana Dias, Marisa Gregório, Paula Vieira da Silva, Paulo Dias, Purificação Garrido, Rita Cunha Leal, Rui Candeias, Sandra Chumbo, Sílvia Semana, Telma Peres, Valter Dias e Vanda Zuzarte.
Sobre a capa
A capa da edição temática da Educação e Matemática, sobre o papel da avaliação no ensino e na aprendizagem, apresenta uma pequena nota de humor que se encontra numa das tiras da banda desenhada da Mafalda (Quino, 1990)*. Nesta, Mafalda, Miguelito e outras personagens expressam alguma estupefação perante a avaliação de uma atividade escolar, uma sátira sobre os frequentes desencontros entre os olhares do professor e dos alunos sobre os critérios de avaliação.
* Quino (1990). Mafalda Inédita (p. 41). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Mário Baía
Sobre o número temático
A avaliação volta, 17 anos depois, a marcar presença no número temático da Educação e Matemática. Não será um tema novo ou ignorado. Pelo contrário, a avaliação tem uma presença incontornável na aula de matemática, é alvo de discussões e controvérsias, umas vezes centradas em certezas inabaláveis, outras vezes refletindo a necessidade de repensar processos que, indubitavelmente, têm uma forte influência nas nossas práticas e, em última análise, nas aprendizagens e na vida dos nossos alunos.
Neste retorno assumimos uma postura inconformista, um certo desconforto com a ideia de que pouco tem mudado nas práticas avaliativas e o interesse em acompanhar a evolução nesta área. E querendo voltar à avaliação, voltámos contando de novo com a preciosa orientação da Leonor Santos como editora convidada. Enquanto especialista, a Leonor permitiu-nos navegar neste tema, visitando e revisitando conceitos e processos, conhecendo novas experiências de sala de aula e perspetivas de professores, investigadores, alunos e encarregados de educação. Mais do que orientar, a Leonor deu vida, também nesta revista, ao verdadeiro sentido de avaliação, promovendo um diálogo com cada autor, levando a que cada um pudesse elevar ao máximo o potencial dos seus textos. Também por esta aprendizagem, a equipa da E&M lhe agradece vivamente.