Arquivos - Página 2
-
N.º 146 (2018)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Carlos Alberto Assis, Carlota Brazileiro, Cristina Cruchinho, Eduardo Veloso, Fátima Simões, Fernando Nunes, Isabel Correia, Isabel Rocha, José Paulo Viana, Manuela Pires, Maria Emília Brederode Santos, Mário Bessa, Neusa Branco, Patrícia Damas Beites, Rogério Berrincha, Sandra Bento, Sílvia Semana, Susana Colaço (A. Khan), Susana Colaço (IPS) e Thiago Barcelos Castilhos.Sobre a capa
A capa da edição 146 da EM reproduz uma pavimentação em mosaico romano (Parque Arqueológico de Paphos, Chipre) o duelo mítico entre o herói grego Theseu e o Minotauro, criatura imaginária, com a cabeça de um touro num corpo de homem. No mito, Theseu consegue triunfar sobre o Minotauro e abandonar o labirinto. O Labirinto do Minotauro é uma das histórias mais divulgadas da mitologia grega, tendo chegado a Portugal, também, pela cultura do império Romano e podendo ser observada nas ruínas romanas de Conímbriga.
Os labirintos têm sido utilizados, ao longo dos tempos, por exemplo, na matemática, na literatura, na poesia, na religião e na pintura. Com diferentes interpretações no imaginário humano, o Labirinto do Minotauro exprime-se como uma metáfora para a luta incessante do ser humano contra o obscuro, o medo do desconhecido, conseguindo, por fim, obter clareza e a sabedoria.Capa
Mário Baía -
O que diz a investigação em educação matemática sobre as aprendizagens dos alunos (Revista temática)
N.º 144 e 145 (2017)Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.Editor convidado deste número
Joana BrocardoColaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Ana Henriques, Ana Paula Canavarro, António Domingos, Catarina Delgado, Cristina Loureiro, Dina Morais, Fátima Mendes, Fernando Nunes, Helena Gil, Helena Moreira, Hélia Oliveira, Irene Segurado, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Pedro da Ponte, Leonor Santos, Lina Brunheira, Lurdes Serrazina, Manuela Pires, Paula Figueiredo, Susana Brito e Susana Carreira.Sobre o número temático
O que diz a investigação em educação matemática sobre as aprendizagens dos alunos é o tema escolhido pela redação da revista para a temática de 2017. A opção por este tema, inédito nas nossas temáticas, deve-se à relevância que atribuímos ao contributo da investigação para as práticas de sala de aula. Entendemos que à revista também compete a divulgação dessa investigação junto dos professores, daí a seção permanente do Grupo de Trabalho em Investigação (GTI), pelo que chegou a altura de a ela dedicarmos um número temático.
Felizmente que na nossa associação temos uma comunidade de investigadores em educação matemática muito ativa, com saber e experiência relevante para a conceção deste número temático. A dificuldade não foi encontrar um nome, mas escolher um. E escolhemos a Joana Brocardo, porque além de pertencer a essa comunidade, tem enriquecido esse percurso profissional com outras vivências, nomeadamente na área do currículo e da formação de professores, uma conjugação muito enriquecedora para o objetivo desta revista.
Agradecemos a motivação e o empenho que colocou na conceção e concretização deste número da Educação e Matemática.
Nota: Neste número há três secções que não têm a dimensão habitual e que foram além dos seus objetivos. Cristina Loureiro e António Domingos, colaboradores permanentes das secções Caderno de Apontamentos de Geometria e Tecnologias na Educação Matemática e Lurdes Serrazina, membro do GTI, foram, por proposta da redação, autores de artigos focados nas recomendações da investigação relevantes para a aprendizagem dos alunos, dentro das temáticas que são abordadas nas respetivas secções, ficando enquadrados nelas.Capa
Mário Baía -
N.º 143 (2017)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Adelaide Freitas, Adelina Precatado, Ana Meireles, Ana Paula Alves, Ana Paula Canavarro, Cláudia Silvestre, Graciosa Veloso, Irene Segurado, Isabel Simões Dias, Joana Conceição, João Pedro Cruz, João Pedro da Ponte, Nélia Silva, Paulo Correia, Raúl Gonçalves, Renata Carvalho e Sónia Palha.Sobre a capa
Simples e singular metáfora. Cuidar, ou seja, alimentar e regar a planta de forma apropriada às suas necessidades terá consequências no seu crescimento. Também cuidar de diferentes aspetos relacionados com a avaliação tais como informar, ajustar, apoiar, ... contribui para a melhoria das aprendizagens dos alunos.Capa
Mário Baía -
N.º 142 (2017)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Ana Santiago, António Domingos, Eduarda Moura, Eduardo Veloso, Ema Mamede, Fernando Nunes, Helena Gil Guerreiro, Helena Rocha, Isabel Rocha, José Duarte, José Luiz Pastore Mello, José Paulo Viana, Lurdes Serrazina, Margarida Rodrigues, Nélia Amado, Paula Cardoso, Paula Teixeira, Rui Candeias, Sandra Duarte e Sílvia Lopes.Sobre a capa
Um aeroporto de sucesso - Aeroporto de Kansai, Osaka, Japão - localizado numa ilha artificial na baía de Osaka, numa zona geológica complexa. Tem a sua enorme estrutura suportada por um sistema flexível e adaptável, idealizado para resistir a fenómenos atmosféricos e geológicos extremos. Estrutura dinâmica e evolutiva, procura responder a interesses e desafios inerentes à diversidade do universo dos seus utilizadores.
(Fotografia da capa de Luke Ma)Capa
Mário Baía -
N.º 141 (2017)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Ana Paula Canavarro, Ana Teresa Vieira, Artur Coelho, Eduardo Veloso, Hélia Pinto, João Carlos Terroso, Lina Brunheira, Luís Menezes, Lurdes Figueiral, Margarida Rodrigues, Maria Luísa Branco, Miguel Castro, Pablo Flores, Patrícia Damas Beites, Sandra Bento e Valentina Piacentini.Sobre a capa
Percorrer os números publicados de Educação e Matemática nestas três décadas de existência é recordar uma parte significativa do que foi a história de educação em Portugal neste período e, em particular, as reflexões, os desafios e os debates sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis de ensino.
Neste momento de comemoração é essencial chamar ao pódio todos aqueles que contribuíram para uma história de sucesso em dedicação e persistência tornada realidade pelos 140 números editados. Como é referido por Ana Paula Canavarro, nesta edição, por detrás daqueles números "estão ziliões de horas de dedicação de inúmeras pessoas" - professores, sócios e colaboradores da APM. Parabéns!
Para celebrar, a capa deste número da revista é ilustrada com a imagem da capa do primeiro número de cada um dos anos de vida da Educação e Matemática.Capa
Mário Baía -
Tecnologias (Revista temática)
N.º 139 e 140 (2016)Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Editor convidado deste número
António DomingosColaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Ana Alves, Ana Cristina Tudella, Ana Paula Canavarro, Anabela Santos, António Cardoso, António Domingos, Carmen León-Mantero, Cecília Monteiro, Cristina Loureiro, Hélia Oliveira, Isabel Oitavem, João Torres, José Paulo Viana, Lina Brunheira, Luís Menezes, Marisa Gregório, Miguel Figueiredo, Nádia Ferreira, Neusa Branco, Paulo Correia, Raquel Santos, Reinhard Kahle, Rita Bastos, Rui Candeias, Sílvia Zuzarte, Sónia Barbosa, Sónia Palha, Teresa Martinho Marques e Vitor Teodoro.Sobre a capa
Na capa deste número reproduzem-se fotografias e ícones sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação. Esta opção, para capa da Educação e Matemática, não é indiferente ao tema que é abordado nos vários artigos da revista em que se procura explorar o potencial pedagógico de diferentes tecnologias digitais em diferentes contextos de sala de aula.Sobre o número temático
A revista temática de 2016 é dedicada às tecnologias, um tema que já dedicámos um número no passado e que agora revisitamos em virtude da sua pertinência, do seu contínuo desenvolvimento e da importância da reflexão sobre as suas potencialidades e impacto sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática. Na conceção e elaboração deste número, a redação da Educação e Matemática contou com a orientação e colaboração de António Domingos que, sendo já responsável pela secção Tecnologias na Educação Matemática da nossa revista, aceitou prontamente o convite para ser o editor deste número duplo. Obrigada António, não só pela disponibilidade para colaborar uma vez mais com a nossa Revista, pelas ideias, sugestões e comentários que muito contribuíram para dar forma a mais uma revista temática, mas também pela simpatia e boa disposição que te caracteriza. Foi um prazer trabalhar contigoCapa
Mário Baía -
N.º 138 (2016)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Ana Vieira Lopes, António Marques Fernandes, Arsélio Martins, Cristina Morais, Dina Tavares, Eduardo Veloso, Elsa Barbosa, Hélia Pinto, Jaime Carvalho E Silva, Marina Rodrigues, Marisa Quaresma, Paulo Alvega, Pedro J. Freitas, Simão Palmeirim Costa e Teresa Moreira.Sobre a capa
O ritual de setembro. Homenagem a um pequeno, mas fundamental "flash" da vida. O momento em que, pela primeira vez, dezenas de milhares de crianças traçam riscos e rabiscos, esquiços das predisposições que caracterizam o seu personalizado e futuro percurso escolar.Capa
Mário Baía -
N.º 137 (2016)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição GráficaColaboraram neste número
Catarina Ferreira, Cristina Cruchinho, Elsa Barbosa, Filipa Machado, Gisela Araújo, Grupo de Trabalho de Geometria da APM, Henrique M. Guimarães, Inês Santos, Joana Brocardo, Joana Mata-Pereira, João Almiro, João Carlos Terroso, João Pedro da Ponte, Joaquim Félix, Nádia Ferreira, Rita Bastos e Sofia Delgadinho.Sobre a capa
Suspensos por um curto período de tempo, por motivo de incêndio, retomaram a sua função permitindo novos desafios através de percursos acidentados, difíceis, envolvendo-nos num ambiente agreste, mas também belo e, por vezes, espetacular.
O parágrafo anterior podia ser associado ao debate mais recente sobre a educação em Portugal, mas refere-se, apenas, aos Passadiços do Paiva que ilustram a capa deste número.
(Foto dos Passadiços do Paiva da autoria de Ana Matos)Capa
Mário Baía -
N.º 136 (2016)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboraram neste número
Ana Martins, Celina Pereira, Fernando Nunes, Helena Amaral, Isabel Rocha, Joana Conceição, João Pedro da Ponte, Lurdes Figueiral, Maria Paula Rodrigues, Mário Baía, Pedro Abrantes, Pedro Palhares, Sara Ribeiro, Sílvia Zuzarte Machado, Sónia Figueirinhas e Susana Diego.Sobre a capa
A capa deste número é constituída por um conjunto de imagens obtidas a partir da coleção de fotografias disponíveis na Internet, em particular no Facebook da APM. Três das fotografias, relacionadas com a sessão pública da constituição da APM, fazem parte da coleção privada de um dos sues sócios. As imagens, numa disposição aleatória, pretendem evidenciar que a APM é feita com pessoas que, ao longo de 30 anos, mantiveram um interesse comum - a melhoria do ensino da Matemática.Capa
Mário Baía -
Criatividade Matemática (Revista temática)
N.º 135 (2015)Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
António Fernandes, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Editores convidados deste número
Isabel Vale e Teresa PimentelColaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroSobre a capa
A capa deste número da Educação e Matemática que aborda o tema criatividade matemática reproduz o famoso quadro Demoiselles D'Avignon (1907), de Pablo Picasso. Esta pintura, que marca o início do movimento cubista, é muito interessante de uma variedade de pontos de vista, um deles residindo no facto de a noção de quarta dimensão, que começava a ser assimilada pela Física e, evidentemente, pela Matemática, se revelar aqui um instrumento conceptual interessante. Diferentes perspectivas de um mesmo tema podiam ser dispostas recorrendo a esta quarta dimensão e projectadas numa representação final. Um exemplo de como a criatividade matemática extravasa o seu próprio domínio, potenciando a criatividade noutros domínios.Sobre o número temático
Este número temático é dedicado à Criatividade Matemática, tema que a redação da revista considerou de todo o interesse ser abordado, até na sequência da revista temática de 2014 dedicada à Resolução de Problemas. No entanto, é nossa estratégia que a discussão de um tema se faça em simultâneo com a identificação de quem, na nossa comunidade, se tem interessado pelo mesmo e desenvolvido trabalho nesse âmbito pois, sem editores com esse conhecimento e experiência, a conceção da revista temática seria tarefa extremamente difícil, senão impossível. Não necessitámos de ser muito "criativos" para identificarmos as editoras que queríamos convidar para este número: Isabel Vale e Teresa Pimentel.
Queremos aqui deixar o nosso agradecimento por terem aceite o convite e pela enorme dedicação e empenho com que se envolveram em todas as fases da construção da revista, desde a sua conceção até ao produto final que agora nos chega às mãos, indo além do seu papel de editoras, o que facilitou o trabalho de toda a equipa.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 134 (2015)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
António Fernandes, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboraram neste número
Adelaide Freitas, Carlos Eduardo de Souza Campos Granja, Célia Mestre, Eduarda Moura, Helena Rocha, João Carlos Terroso, José Luiz Pastore Mello, Leonor Santos, Lina Brunheira, Luís Fabián Gutiérrez Fallas, Maria Cristina Almeida, Maria da Graça Bruno Pereira, Maria José Carvalho e Paulo Alvega.Sobre a capa
Pavimentação de Penrose utilizada como motivo decorativo.
(Instituto Matemático, Universidade de Oxford)Capa
António Marques Fernandes -
N.º 133 (2015)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
António Fernandes, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboraram neste número
Ana Paula Canavarro, Ana Sofia R. Rézio, Daniela Reyes-Gasperini, Graciosa Veloso, Joana Galrinho, Joana Mata Pereira, João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina, Maria José Silva Sebastião, Marisa Quaresma, Neusa Branco, Sónia Barbosa e Valdeni Soliani Franco.Sobre a capa
A capa deste número reproduz a obra Deep Magenta Square (1978) da autoria de Richard Anuszkiewicz. O autor recorreu a objectos geométricos simples (linhas e um quadrado) para obter um efeito que transcende a mera coexistência desses objectos, o que se traduz na presença de profundidade e no aparecimento dos padrões moiré. De certo modo, Anuszkiewicz inverteu o processo de matematização, que tenta descrever uma realidade subtraindo os aspectos não essenciais.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 132 (2015)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Cruchinho, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega, Rita Mestre e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2015
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Ana Cristina Tudella, Ana Isabel Silvestre, Ana Maria Boavida, Fernando Nunes, Helena Amaral, João Teodoro, José Luiz Pastore Mello, Luiz Freitas, Margarida Rodrigues, Patrícia Damas Beites, Paula Serra e Ricardo Ferreira.Sobre a capa
Na capa deste número surge uma das projecções planares do sistema de raízes associado a uma estrutura matemática importante - uma álgebra de Lie - conhecida como E8. Esse sistema de raízes "habita" um espaço de dimensão 8. Assim, uma determinada realidade matemática torna-se acessível através de diversas descrições. Uma mesma coisa pode, do ponto de vista matemático, revelar-se através de objectos matemáticos distintos e essa pluralidade favorece o entendimento - a coisa essencial. No fundo, a capa pretende solidarizar-se com o tom geral do editorial do presente número.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 131 (2015)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega, Rita Mestre e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2015
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Ana Cristina Tudella, António Guerreiro, António Lopes, Diogo Batista, Eduardo Veloso, Henrique M. Guimarães, Leonor Santos, Luísa Lopes, Mária Cristina Almeida, Maria da Conceição Cipriano dos Santos, Maria Manuela Subtil Pedro, Paulo Correia e Raquel Santos.Sobre a capa
Numa revista onde em mais que uma ocasião se refere o futuro, a união necessária para o abordar e a necessidade de o preparar devidamente, a capa reproduz uma pintura do artista canadiano Andrew Judd cujo título é precisamente Paint the future.Capa
António Marques Fernandes -
Resolução de Problemas (Revista temática)
N.º 130 (2014)Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega, Rita Mestre e Sílvia Zuzarte.Editor convidado deste número
Henrique M. GuimarãesColaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2014
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Alice Rocha, Helena Fonseca, Hélia Jacinto, Isabel Oitavem, Jeremy Kilpatrick, Lina Fonseca, Marta Procópio, Pedro Almeida, Reinhard Kahle e Susana Carreira.Sobre a capa
Na capa deste número podemos ver uma fotografia dos físicos Wolgang Pauli e Neils Bohr observam o movimento giratório de um pião. Nesta revista dedicada à resolução de problemas a imagem parece capturar perfeitamente a atmosfera mágica associada à compreensão de factos novos.Sobre o número temático
A revista temática de 2014 incide sobre a Resolução de Problemas, um tema clássico da matemática e da didática desta área que, na opinião da Redação da Educação e Matemática, continua a merecer toda a atenção. Quando á um ano atrás escolhemos o tema, imediatamente pensámos em alguém para editar este número: Henrique M. Guimarães. Para nossa felicidade, o Henrique aceitou o convite e conduziu o trabalho com todo o cuidado, reflexão e conhecimento que imprime em tudo em que se envolve, mas também com especial carinho que sabemos ter por esta revista que ajudou a fundar e onde foi redator entre 1987 e 2001. Além da qualidade do trabalho que esperamos ver reconhecida pelo leitor, fica o prazer e o enriquecimento da equipa que trabalhou com o Henrique. Foi muito bom tê-lo de volta
Muito obrigada HenriqueCapa
António Marques Fernandes -
N.º 129 (2014)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega, Rita Mestre e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2014
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Adelina Precatado, Ana Rita Branco, Ana Romano, Branca Silveira, Carlos Farias, Carlos Miguel Ribeiro, Cátia Rodrigues Sousa, Helena Rocha, Hélia Gonçalves Pinto, Isabel Gil, Isabel Leite, José Filipe, José Paulo Viana, Leonor Santos, Manuel Lagido, Maria do Céu Roldão, Patrícia Damas Beites e Paulo Afonso.Sobre a capa
Fotografia de José Sebastião e Silva e da sua mulher, Virgínia Adelaide Sebastião e Silva (Rossio, 1955) - Espólio familiar (Agradeço à Anabela Teixeira por ter trazido ao meu conhecimento esta fotografia e ao Eng. Carlos Sebastião e Silva a cedência de digitalizações da fotografia original, bem como a autorização para a sua utilização).
A capa deste número pretende chamar a atenção para a comemoração do centenário do nascimentos do Prof. José Sebastião e Silva. Deliberadamente apresenta-se aqui o grande matemático numa faceta mais humanizada.
Aproveito a ocasião para chamar a atenção dos leitores da Educação e Matemática, para a recém-inaugurada exposição José Sebastião e Silva - O Homem, O Cientista, O Professor, que permanecerá em exposição na Reitoria da Universidade de Lisboa até 19 de Dezembro de 2014. Mais informações sobre esta exposição e outros eventos a realizar durante o ano letivo de 2014/2015 em www.sebastiaoesilva100anos.org.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 128 (2014)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2014
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
António José Almeida, Eduarda Moura, Fernanda Menina, Graciosa Veloso, Helena Rocha, Jaime Carvalho E Silva, João Pedro da Ponte, José Manuel Matos, José Matias Alves, Laura Bandarra Pinto, Manuel Vara Pires, Marisa Quaresma, Neusa Branco e Sandra Guerreiro.Sobre a capa
Squares of 1,2,3,4 an Square Roots to 8
Johnson Crockett (1970-1975)
A pintura que constitui a capa deste número consiste em quadrados de áreas 1,2,3 e 4 e sete segmentos de reta cujos comprimentos são as raízes quadradas de 2,3,4,5,6,7 e 8. A construção é toda baseada em utilizações sucessivas do Teorema de Pitágoras.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 127 (2014)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2014
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Alexandra Rocha, Ana Dias, Cristina Natália da Fonseca, Didia Guerschman, Eduardo Veloso, Irene Segurado, Isabel Urbano, João Fernandes, Joaquim Félix, José Luiz Pastore Mello, Luz Gago, Manuela Pires, Manuela Simões, Margarida Amado, Paulo Correia, Renata Carvalho, Rui Trindade, Teresa Grossmann e Vitor Teodoro.Sobre a capa
O ProfMat 2014 decorre numa altura em que a Educação vive momentos atribulados (de certo modo encontramo-nos no centro de uma tempestade). A capa deste número alude ao fato de em tais circunstâncias ser importante manter à vista os princípios norteadores que acabarão por nos alinhar com o caminho do progresso.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 126 (2014)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Helena RochaRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Paulo Alvega e Sílvia Zuzarte.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2014
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Ana Cristina Tudella, António Nóvoa, Eduardo Veloso, Florinda Costa, Guida Rocha, Helena Rocha, Isabel Oitavem, Jaime Carvalho E Silva, João Pedro da Ponte, Jorge Barroco, Laura Nunes, Leonor Santos, Lurdes Figueiral, Manuela Ribeiro, Maria Gorete Pires Branco, Maria José Bóia, Pedro Almeida e Sandra Nobre.Sobre a capa
Na capa deste número uma aproximação da denominada curva de Peano. Esta curva é um objeto matemático particularmente interessante, já que pode ser descrita por uma função contínua que se aplica de forma biunívoca a linha no plano (em particular percorre todos os pontos do plano). Trata-se de um objeto contra-intuitivo - a curva sendo contínua não possui tangente em nenhum dos seus pontos.Capa
António Marques Fernandes -
Cultura - Matemática - Educação (Revista temática)
N.º 125 (2013)Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Adelina PrecatadoRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires e Paulo Alvega.Editores convidados deste número
Eduardo Veloso e Rita BastosColaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2013
Ana Paula Canavarro - Estatística na Educação Matemática
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Arsélio Martins, Carlota Simões, Eliana Pinho, Helena Sousa, Henrique M. Guimarães, Isabel Cristina Dias, José Ferreira Lima, Luís Cardoso, Lurdes Figueiral, Michele Emmer, Miguel Abreu, Ricardo Gafeira e Ubiratan Ambrósio.Sobre a capa
Georg Wecker (Trabalho em marfim, 1581-1584)
Staatlische Kunstsammlungen Dresden
Coleção: Grünes Gewölbe
A Matemática sempre possui um valor transcendente relativamente ao seu conteúdo tomado stricto senso.
Neste caso a produção de peças como a que se reproduz na capa deste número permitiam, aos seus autores, manifestar um conhecimento matemático, em particular um conhecimento da perspetiva. O autor de uma obra deste tipo era visto como alguém com capacidades extraordinárias e de uma habilidade inquestionável.Sobre o número temático
O número temático de 2013 é dedicado ao tema Cultura - Matemática - Educação. Com esta escolha a Redação da Educação e Matemática procura contribuir para uma reflexão sobre o papel da Matemática na educação dos alunos, no quadro de uma perspetiva mais ampla de formação cultural - uma reflexão que consideramos sempre necessária, mas que o atual momento educativo torna particularmente relevante. Para conduzir a preparação deste número, convidámos para seus editores Eduardo Veloso e Rita Bastos, que têm dedicado há vários anos um interesse particular nestas temáticas. A Redação agradece a ambos todo o empenho e cuidado que dedicaram à sua elaboração, desde a sua conceção até à sua finalização.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 124 (2013)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Adelina PrecatadoRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Alvega.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2013
Ana Paula Canavarro - Estatística na Educação Matemática
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Ana Paula Canavarro, Fernando Luís Santos, Hélia Gonçalves Pinto, Hélia Oliveira, João Paz, José Luiz Pastore Mello, José Manuel Cascalho, Leonor Santos, Marisa Gregório, Nélia Amado, Pedro Sarmento, Ricardo Teixeira, Rogério Ferreira, Rosa Antónia Ferreira, Sónia Barbosa e Tânia Melo.Sobre a capa
A capa deste número é uma alusão ao evento Matemática do Planeta Terra.
Trata-se de um detalhe de uma concha marinha, cuja estrutura irradia Matemática em diversas formas: para lá dos óbvios aspetos geométricos, uma menos óbvia é a presença de aspetos recursivos e auto-referentes.
Sendo verdade que as leis da ciência governam o funcionamento do Universo. A um nível mais profundo tudo parece ser governado pelas leis da Matemática.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 123 (2013)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Adelina PrecatadoRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Alvega.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2013
Ana Paula Canavarro - Estatística na Educação Matemática
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Alexandra Pinheiro, Ana Isabel Silvestre, António Marques Fernandes, Graciosa Veloso, Ilda Rafael, Jaime Carvalho E Silva, João Pedro da Ponte, José Xavier, Lina Brunheira, Lurdes Serrazina, Margarida Rodrigues, Maria Manuel da Silva Nascimento, Patrícia Azinhaga, Paulo Afonso e Vanda Rosa.Sobre a capa
Na capa encontra-se representada uma curva bem conhecida - a espiral logarítmica. Esta curva é a que se obtém, por projeção, da curva loxodrómica que, por sua vez, é uma curva sobre a superfície esférica que mantém um ângulo constante com os meridianos.
Foi Pedro Nunes o primeiro matemático a estudar sistematicamente esta curva e a demonstrar que se trata de uma curva que aproxima assimptoticamente o pólo.Capa
António Marques Fernandes -
N.º 122 (2013)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Adelina PrecatadoRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Isabel Rocha, Júlia Perdigão, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Alvega.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2013
Ana Paula Canavarro - Estatística na Educação Matemática
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Célia Mestre, Cristina Leandro, Edite Bolacha, Eduardo Veloso, Filipa Dionísio, Helena Moita de Deus, Inês Cruz, Isolina Oliveira, José Manuel Cascalho, Lurdes Figueiral, Mónica Martins Pinto, Paulo Emanuel Fonseca, Paulo Machado, Pedro Mendes, Renata Carvalho, Ricardo Cunha Teixeira, Ricardo Melo, Rui Mendes, Susana Fernandes, Vanda Belém e Vitor Teodoro.Sobre a capa
A capa deste número reproduz uma fotografia de Lewis W. Hine, trata-se de uma obra com o título Powerhouse mechanic de 1920. Hine, sociólogo e professor, integrou os movimentos progressistas do início do séc. XX.
A razão pela qual decidi adotar esta imagem como capa não são as mesmas que motivaram Hine. Decidi usá-la pelo seu valor metafórico e, de certa forma, dar expressão a duas ideias que têm dominado as reflexões sobre educação nos tempos mais recentes - retorno ao passado e retrocesso (mecanização).Capa
António Marques Fernandes -
N.º 121 (2013)
Diretor/a
Lina BrunheiraSub-Diretor/a
Adelina PrecatadoRedação
Alice Carvalho, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Isabel Rocha, Júlia Perdigão, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Alvega.Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboradores em 2013
Ana Paula Canavarro - Estatística na Educação Matemática
Joana Latas - Matemática do Planeta TerraColaboraram neste número
Ana Paula Canavarro, Atractor, Eduardo Veloso, Fátima Alexandrino, Fernando Costa, Gorete Fonseca, Joana Latas, João de Jesus Pereira, José Paulo Viana, Leonor Santos, Lígia Carvalho, Lurdes Figueiral, Lurdes Serrazina, Mónica Raquel Alexandre, Núcleo do Porto da APM, Ricardo Ferreira e Sílvia Semana.Sobre a capa
Na capa, a imagem de uma janela, contendo motivos geométricos.
Jali
Arenito vermelho (185,4 cm x 130,3 cm x 8,3 cm)
Terceiro quartel do século XVI (Império Mongol: India)
Fundação Rogers (1993)Capa
António Marques Fernandes -
Estatísta e Probabilidades (Revista temática)
N.º 120 (2012)Diretor/a
Isabel RochaSub-Diretor/a
Manuela PiresRedação
Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Júlia Perdigão, Lina Brunheira, Nuno Candeias e Paulo Dias.Editores convidados deste número
Ana Paula Canavarro e José António DuarteColaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste númeroColaboraram neste número
Ana Aliete, Ana Caseiro, Ana Henriques, António Domingos, Carlos Miguel Ribeiro, Conceição Rodrigues, Elsa Barbosa, Elvira Santos, Emília Oliveira, Fernando Nunes, Hélia Jacinto, Hélia Oliveira, Jaime Carvalho E Silva, Joana Brocardo, Joana Latas, João Pedro da Ponte, José António Fernandes, Leonor Santos, Lurdes Serrazina, Maria Eugénia Graça Martins, Maria Helena Martinho, Nélia Amado, Paula Cristina Morais, Paulo Correia, Professores Acompanhantes do Plano de Matemática II e do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, Rosa Antónia Ferreira, Rui Gonçalo Espadeiro e Sílvia Semana.Sobre a capa
A capa deste número tenta descrever, do ponto de vista gráfico, a complexidade inerente à tentativa de traduzir através de números relações de grande complexidade como são, por exemplo, as relações do tipo sociológico.Sobre o número temático
Este número temático é dedicado ao ensino e aprendizagem da Estatística e das Probabilidades. A escolha do tema surgiu de uma forma natural no seio da redacção, quer pela relevância que lhe reconhecemos na formação integral dos alunos, quer pela importância que os currículos lhe atribuem, particularmente reforçada no ensino básico com a introdução do novo programa. Natural foi também a escolha dos seus editores: Ana Paula Canavarro e o José António Duarte. A Ana Paula tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho profundo nesta área, estabelecendo pontes entre a investigação e a prática de sala de aula. O José António Duarte, dedica-se há muito tempo à formação inicial e contínua de professores, tendo também este tema matemático como uma área de incidência. Ambos associam o seu interesse pela Estatística e Probabilidades ao seu gosto e conhecimento sobre tecnologias na educação, por certo reconhecido pelos nossos leitores.
Com este número temático da revista, o último de 2012, abrimos portas a 2013, o Ano Internacional da Estatística. Agradecemos aos nossos editores todo o seu empenho e envolvimento em todas as fases de elaboração deste número, desde a sua concepção, à sua revisão.Capa
António Marques Fernandes