Arquivos - Página 3

  • N.º 117 (2012)

    Diretor/a
    Isabel Rocha

    Sub-Diretor/a
    Manuela Pires

    Redação
    Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Júlia Perdigão, Lina Brunheira, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número

    Colaboraram neste número
    Ana Cristina Oliveira, Ana Pires, Cátia Rodrigues, Eduarda Moura, Elisa Barbosa, Joana Latas, João Almiro, Leonor Santos, Margarida Abreu, Paulo Afonso, Paulo Correia, Ricardo Cunha Teixeira, Rui Gonçalo Espadeiro, Sónia Almeida e Vasco Dias.

    Sobre a capa
    Na capa deste número:

        O Matemático
        Diego Rivera (1919)

        Museo Dolores Olmedo
        Espacio de Diego Y Frida
        México

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 116 (2012)

    Diretor/a
    Isabel Rocha

    Sub-Diretor/a
    Manuela Pires

    Redação
    Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Júlia Perdigão, Lina Brunheira, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
    Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
    Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
    José Paulo Viana - O problema deste número

    Colaboraram neste número
    Alexandra Rocha, Ana Caseiro, Ana Maria Severiano de Paiva, Carlos Miguel Ribeiro, Cecília Costa, Cristina Natália da Fonseca, Fernando Nunes, Helena de Fátima Sousa Melo, Hélia Jacinto, Ilydio Pereira de Sá, Isabel Oitavem, José Carlos Pinto Leivas, José Luiz Pastore Mello, Maria Manuel da Silva Nascimento, Paula Catarino, Paulo Correia, Rui Feiteira e Rui Gonçalo Espadeiro.

    Sobre a capa
    A Aula da Esfera decorreu ininterruptamente no Colégio de Santo Antão, entre 1590 e 1759. Nela se ensinaram Matemática e Astronomia. O colégio - um colégio jesuíta - esteve inicialmente sediado na Mouraria, no antigo mosteiro de Santo Antão, mas mudou-se para o edifício que é actualmente o do Hospital de São José em 1553. A capa deste número reproduz um painel de azulejos com temas matemáticos e cosmográficos que se pode encontrar na sala onde terá decorrido a Aula da Esfera.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • A aula de Matemática (Revista temática)
    N.º 115 (2011)

    Director/a
    Isabel Rocha

    Sub-Director/a
    Manuela Pires

    Redação
    Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Júlia Perdigão, Lina Brunheira, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Editor convidado deste número
    Helena Martinho

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    António Domingos - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Maria Boavida, António Guerreiro, Cristina Loureiro, Doug Clarke, Eduardo Veloso, Fátima Gonçalves, Fernando Nunes, Gertrudes Amaro, Helen O´Shea, Hugo Menino, Joana Brocardo, João Pedro da Ponte, José Manuel Matos, Luís Menezes, Mariana Rodrigues, Neusa Branco, Paula Cristina Teixeira, Paula Teixeira, Pedro Alves, Peter Sullivan, Renata Carvalho, Rosa Antónia Ferreira e Sandra Nobre.

    Sobre a capa
    Na capa deste número reproduz-se uma fotografia - Mathematical Object (1936) - do fotógrafo surrealista Man Ray.
    Man Ray (1890-1976) nasceu nos Estados Unidos, mas passou a maior parte da sua vida em frança, mais propriamente em Paris. Foi um artista multifacetado tendo-se dedicado à pintura, escultura e fotografia. Disse um dia Pinto o que não posso fotografar e fotografo o que não desejo pintar.
    Na década de 1930, Marcel Duchamp comunicou-lhe a existência de vários objectos matemáticos no Instituto Henri Poincaré em Paris. Man Ray fotografou-os durante dois anos. Como o próprio disse, reconheceu nesses objectos um carácter revolucionário comparável ao da pintura. As fotografias de Man Ray não são meramente documentais, elas reflectem essa visão do autor.

    Sobre o número temático
    Este número da revista tem por tema A aula de Matemática. Tal como é habitual com os números temáticos, convidámos uma colega exterior à redação para nos ajudar a pensar no tema e a definir os subtemas a abordar.
    O convite foi feito à colega Helena Martinho da Universidade do Minho que, amavelmente, decidiu aceitar o nosso desafio. À editora fica aqui expresso o nosso agradecimento.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 114 (2011)

    Director/a
    Isabel Rocha

    Sub-Director/a
    Manuela Pires

    Redação
    Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, Ana Paula Canavarro, António Domingos, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    António Domingos - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Adosinda Almeida, Alice Martins, Anabela Gaio, Cristina Loureiro, Elvira Santos, Graça Cebola, Henrique M. Guimarães, Idália Pesquita, Ilda Rafael, João Almiro, Leonor Santos, Mária de Almeida, Paula Cristina Teixeira, Rogério Berricha, Rui Canário e Vítor Pereirinha.

    Sobre a capa
    Parte do frontispício do Museu de História Alemã em Berlim. Podem ver-se representados os diagramas utilizados numa das demonstrações do teorema de Pitágoras, e na construção do circuncentro de um triângulo. (A fotografia é da autoria de Charles F. Marion)

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 113 (2011)

    Director/a
    Isabel Rocha

    Sub-Director/a
    Manuela Pires

    Redação
    Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Irene Segurado, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Caseiro, Carlos Miguel Ribeiro, Cristina Loureiro, Cristina Martins, Fernanda Menina, Florinda Costa, Isabel Oitavem, Isabel Velez, João Pedro da Ponte, Leonor Santos, Marcos de Miranda Paranhos, Maria Cecília Domingues, Maria Helena Martinho, Maria José Bóia, Rui Pedro Raposo e Sandra Guerreiro.

    Sobre a capa
    A capa deste número reproduz um quadro do pintor russo Nikolay Bogdanov-Belsky. A pintura (datado de 1895) retratando um professor e os seus alunos, mostra estes últimos ocupados com a resolução de um problema de cálculo mental. No quadro pode ler-se o desafio: calcular

    II2 + I22 + I32 + I42
    --------------------------
                 365


    Contas de cabeça, Nikolay Bogdanov-Belsky, 1895
    Museu Tretyakov - Museu Nacional de Arte Russa, Moscovo

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 112 (2011)

    Director/a
    Isabel Rocha

    Sub-Director/a
    Manuela Pires

    Redação
    Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    António José Mendes, António Moura, Armando Severino, Celina Pereira, Cláudia Carvalho, Conceição Rodrigues, Cristina Leiria, Cristina Loureiro, Eduarda Moura, Eduardo Cunha, Elsa Barbosa, Guida Dias, João Cavaleiro, João Filipe Matos, João Pedro da Ponte, José António Fernandes, Luís Reis, Manuel Teles Lagido, Marília Pires, Paulo Ferreira Correia e Rui Feiteira.

    Sobre a capa
    A figura da capa deste número pode lembrar certos padrões que se manifestam na natureza, e.g. a estrutura esquelética de um radiolário. A verdade é que há muito pouco de natural no objecto representado - duas bandas de Mobius entrelaçadas. Mais precisamente, trata-se do seu esqueleto, produzido depois de se fixar um conjunto de pontos dessa superfície e calculando o repectivo diagrama de Voronoi. Este tipo de diagramas traduz a solução para um problema de optimização comum pois, dado um número finito de pontos P, Q, R, ... numa superfície, o diagrama de Voronoi que, apresenta uma decomposição poligonal dessa superfície, possui a seguinte propriedade fundamental: cada ponto P inicialmente dado, pertence a uma única célula da decomposição e, em cada célula, os seus pontos são exactamente aqueles pontos da superfície que distam de P menos do que de quaisquer outros pontos dados.
    Impõe-se a pergunta: o que é ser natural? Pode, afinal, uma tal noção ser caracterizada intrinsecamente sem qualquer referência à acção humana? ...

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 111 (2011)

    Director/a
    Isabel Rocha

    Sub-Director/a
    Manuela Pires

    Redação
    Adelina Precatado, Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Alberto Pimenta, Ana Caseiro, Andreia Carvalho, Branca Silveira, Bruno Magina, Elisabete Mariano, Elsa Barbosa, Guida Lourenço, João Grácio, José Filipa, Luciano Veia e Sandra Nobre.

    Sobre a capa
    A capa deste número exibe um fragmento finito de uma pavimentação aperiódica do plano. Ao contrário de uma pavimentação periódica onde um fragmento finito pode conter toda a informação necessária para o descrever na totalidade (por translações), no caso aperiódico isso não sucede e o fragmento reproduzido na capa representa-se apenas a si mesmo, ou seja, nenhuma translação própria de si mesmo coincide exactamente com a verdadeira pavimentação.
    Não obstante a sua natureza caótica, estes objectos possuem uma estrutura geométrica porém, a geometria que a descreve, só seria inventada na segunda metade do século XX.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • Conexões Matemáticas (Revista temática)
    N.º 110 (2010)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Editor convidado deste número
    Susana Carreira

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Alexandre Costa, Ana Brito Jorge, Ana Paula Mestre, Cláudia Lança, Conceição Mesquita, Graça Cebola, Graziela Fonseca, Helena Paradinha, Isabel do Vale, Jaime Carvalho E Silva, Joana Latas, João Pedro da Ponte, Josefa Costa, Margarida Neves, Nélia Amado, Rita Borromeo Ferri, Rosa Antónia Ferreira, Tamara Leuca, Teresa Marques, Teresa Moreira e Teresa Pimentel.

    Sobre a capa
    A capa deste número representa uma famosa ponte de madeira sobre o rio Cam que atravessa o campus do Queens College em Cambridge. A ponte, designada a Ponte Matemática, foi desenhada por William Etheridge e a ela se encontra associado o mito de ter sido originalmente concebida por Isaac Newton. Mas, nenhum facto parece confirmar esta tese e, de facto, Newton morreu cerca de 20 anos antes da ponte ser construída.
    A razão para o nome da ponte reside no facto de o arco da ponte (uma curva imaginária que não surge na construção) ser materializado numa sequência de tangentes que dão origem a uma construção que é uma triangulação da estrutura ideal. Do ponto de vista estrutural trata-se de uma utilização muito eficiente deste tipo de material.

    Sobre o número temático
    Este número temático é dedicado às Conexões Matemáticas. A escolha do tema é de Susana Carreira, para editora convidada, surgiram como uma conexão natural e consensual. Susana Carreira é sócia fundadora da APM, colaborando desde o primeiro momento na vida desta Associação. Actualmente é professora associada do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.
    Desde o início da sua actividade profissional de professora e investigadora, tem desenvolvido um vasto e sólido trabalho no domínio da modelação matemática, explorando a resolução de problemas, usualmente com recurso a tecnologia. Ao longo dos anos, quer nas produções escritas quer nas conferências proferidas, a presença das conexões tem sido uma constante. A sua experiência é, sem dúvida, uma mais-valia para a nossa revista.
    Agradecemos a forma empenhada como se dedicou à concepção e concretização deste número da Educação e Matemática.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 109 (2010)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Hugo Menino, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Leonor Santos, Manuela Ribeiro, Nuno Martins, Paula Pessoa e Paula Teixeira.

    Sobre a capa
    A filigrana que é descrita na capa deste número, foi obtida através da implementação gráfica de um L-sistema, uma noção originalmente utilizada por Aristid Lindenmayer (biólogo Húngaro), com intenção de descrever o padrão de crescimento de certas algas e fungos.
    Estes sistemas, enquadram-se no âmbito das gramáticas formais e dos sistemas de re-escrita que, em última análise podem ser vistos como aspectos da teoria da recursão.
    Num futuro artigo teremos ocasião de explicar em maior detalhe este conceito.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 108 (2010)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Alina Reis, António Domingos, António Ribeiro, Bruno Magina, Carlos Rosmaninho, Cristina Loureiro, Fernando Bravo, Grupo de Trabalho do 2º Ciclo, Manuel Saraiva, Marília Pires e Rui Feiteira.

    Sobre a capa
    Uma metáfora sobre o infinito no Museu Escher.
    (Fotografia de António Marques Fernandes, Palácio Lange Voorhout, Den Haag [Haia])

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 107 (2010)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Caseiro, Ana Coelho de Paiva Pico, Anabela Oliveira, Fernando Nunes, Helena Amaral, José Dilson Beserra Cavalcanti, Magda Nunes Pereira, Manuel Joaquim Saraiva, Marcelo Câmara Santos, Paulo Afonso, Pedro Almeida, Rui Feiteira e Sónia Figueirinhas.

    Sobre a capa
    Detalhe de uma reprodução efectuada pelo British Museum do famoso Engenho Analítico. Este engenho - um computador mecânico - foi concebido pelo matemático britânico Charles Babbage e descrito pela primeira vez em 1837. Trata-se de um marco na história dos computadores e do cálculo automático.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 106 (2010)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    António Guerreiro, Carlos Miguel Ribeiro, Cláudia Canha Nunes, Clicia Valladares Peixoto Friedman, Eduardo Veloso, Eulália Pereira, Filomena Baptista Soares, Hélia Pinto, José Alberto Gonçalves, José Avelino Carmo, Lino Gago, Lurdes Serrazina, Maria da Conceição Cipriano dos Santos, Maria Paula Sousa Nunes, Ricardo Ferreira, Rui Feiteira e Samuel Jurkiewicz.

    Sobre a capa
    Questões do tipo "O que é 'A'?" frequentemente dão origem a respostas do tipo "o que 'A' não pode ser". Nessa situação podemos encontrar os casos em que 'A' é "verdade matemática" ou "número" mas, também poderíamos facilmente encontrar "educação matemática".
    A capa deste número tenta descrever metaforicamente algo que a educação matemática não pode ser - um estéril fluxo de informação.
    (Em si mesma, a imagem da capa resulta de uma colagem de diversas capas de livros, tendo como ponto de partida o quadro Gespenst eines Genies [O fantasma de um génio] da autoria de Paul Klee).

    Capa
    António Marques Fernandes

  • Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Revista temática)
    N.º 105 (2009)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Branca Silveira, Catarina Delgado, Cristina Loureiro, Hélia Oliveira, Isolina Oliveira, Jeremy Kilpatrick, Joana Brocardo, João Almiro, João Pedro da Ponte, Leonor Santos, Lina Brunheira, Luísa Loura, Lurdes Serrazina, Manuela Vicente, Margaret Schan Smith, Margarida Rodrigues, Mary Kay Stein e Rosa Antónia Ferreira.

    Sobre a capa
    A capa deste número representa uma instalação da autoria do artista polaco Tadeusz Kantor (1915-1990) intitulada The dead class. O efeito que a contemplação desta obra causa em nós não necessita de ser descrita. Mas podemos (e devemos) perguntar-nos se a escola é hoje mais útil que aquilo que esta imagem deixa antever? (Tome-se aqui o termo "útil" num sentido não utilitário). Existem inquietudes fundamentais que devem ser permanentemente alimentadas. Um olhar superficial para The dead class poder-nos-á dar a esperança de que a Escola é hoje substancialmente diferente. Mas, nesse caso, estará completamente alheado da razão o filósofo francês Robert Misrahi ao afirmar que existem não mais do que dois tipos de escolas - a informática ou o catecismo?

    Sobre o número temático
    Este número temático é dedicado ao Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, tema que mereceu a atenção da revista pela importância de que se revestem os acontecimentos de mudança curricular. Apesar de se tratar de um número temático, a sua realização não envolveu, contrariamente ao que é habitual, nenhum editor convidado exterior à redacção da Educação e Matemática, tendo sido possível encontrar entre os seus elementos uma equipa com conhecimento e experiência em diferentes facetas do desenvolvimento curricular em Matemática. Assim, a concepção deste número da revista esteve a cargo de Ana Paula Canavarro, Manuela Pires e Cristina Tudella, que desempenharam o papel de editoras.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 104 (2009)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Alexandre Costa, Ana Patrícia Silva, António Ribeiro, Bárbara Alexandra Borges Ribeiro, Carlos Rosmaninho, Eduardo Veloso, Fernanda Graça, Henrique M. Guimarães, João Almiro, Margarida Oliveira, Mariana Sacchetti, Suzana Nápoles e Teresa Santos.

    Sobre a capa
    Em 1596 Kepler publicou o seu Mysterium Cosmographicum no qual propôs um modelo do sistema solar onde os planetas se moviam nos equadores de esferas, esferas essas que eram separadas pelos cinco sólidos platónicos. A capa deste número descreve uma concretização no núcleo central desse modelo.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 103 (2009)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Arsélio Martins, Elvira Santos, Evgeny Lakshtanov, Fátima Guimarães, José Avelino Carmo, José Maria Gomes, Lina Fonseca, Luísa Selas, Maria Teresa Santos, Paulo Afonso e Sónia Figueirinhas.

    Sobre a capa
    A capa deste número é alusiva ao denominado Mecanismo de Antikythera. O nome deve-se ao facto de este importante achado arqueológico ter ocorrido (em 1902) perto da ilha grega de Antikythera, no interior dos restos de um navio romano naufragado. O mecanismo foi, tanto quanto se julga, criado cerca de 80 A.C. e tal como o sugerem modernas recriações do seu funcionamento, trata-se do mais antigo computador mecânico conhecido (a sua função seria a de descrever os ciclos associados a certos corpos celestes).
    Os achados arqueológicos encontram-se no Museu Nacional de Arqueologia em Atenas e, uma reconstrução moderna pode ser encontrada no American Computer Museum em Montada.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 102 (2009)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Maria Boavida, Bruno Magina, Célia Maria Rolo, Cristiane Wilhelms, Danilo Janesk de Souza, Elvira Santos, Germano Lechner, João Pedro da Ponte, João Torres, José António Fernandes, Luísa Selas, Luizete Dias, Margarida Silva, Maria José Costa, Paula Fonseca, Paulo Afonso, Paulo Ferreira Correia, Sara Cabaço e Sheila Fabricia Schuck Backes.

    Sobre a capa
    "É um milagre que a curiosidade sobreviva à educação formal."

    Albert Einstein

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 101 (2009)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Adair Mendes Nacarato, Ana Paula Silva, Arsélio Martins, Eduardo Veloso, João Fernandes, Leonor Santos, Manuel Ferreira da Costa Atalaia, Rita Bastos, Sónia Figueirinhas, Teresa Bondoso e Vicenzo Bongiovanni.

    Sobre a capa
    A capa do presente número consiste numa composição gráfica alusiva ao Ano Internacional da Astronomia 2009, Utiliza-se na composição uma fotografia da estátua de Galileu Galilei, que se encontra no Portico degli Uffizi, em Florença.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • Raciocinar em Matemática (Revista temática)
    N.º 100 (2008)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Editor convidado deste número
    Ana Maria Boavida

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Matos, Anabela Gomes, Eduardo Veloso, Eduardo Vera-Cruz Pinto, Helena Estrada, Irene Segurado, Isabel Gorgulho, Joana Latas, João Barreiros, João Pedro da Ponte, José Carlos Godinho, Leonor Moreira, Leonor Santos, Luís Raposo, Manuel Joaquim Saraiva, Maria João Marcelo Curto, Mário Laginha, Neusa Branco, Nuno Pacheco, Paulo Correia, Paulo Oliveira, Rita Zurrapa, Rui Gonçalo Espadeiro, Sérgio Pinhão, Sílvia Semana, Sílvia Zuzarte Machado e Teresa Olga Duarte.

    Sobre a capa
    "O pensador", Auguste Rodin, 1902, Museu Rodin, Paris.

    Sobre o número temático
    Este número temático é dedicado ao tema Raciocinar em Matemática. O nome da Ana Maria Boavida surgiu de forma natural como editora a convidar. O seu interesse pelo tema, o seu trabalho de investigação sobre a argumentação em Matemática, a sua experiência e a colaboração que ao longo dos anos tem mantido com a APM, em várias actividades, justificaram a escolha.
    Expressamos aqui o nosso agradecimento pela forma empenhada como se dedicou a todas as fases de elaboração deste número da Educação e Matemática.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 99 (2008)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Colaço, Carlos Miguel Ribeiro, Cristina Martins, Fernanda Joaquim, Fernando Nunes, João Janeiro, Luciana Pereira de Brito, Manuel Vara Pires, Márcia Freire, Maria José Delgado, Nuno Candeias, Pedro Almeida, Rafael Gonçalves, Sandra Marques, Sara Cabral Costa, Sofia Rodrigues, Sónia Figueirinhas e Vicenzo Bongiovanni.

    Sobre a capa
    Modelo em origami dobrado por Ilda Rafael. Concepção original de Herman Van Goubergen.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 98 (2008)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Paula Silva, Carlos Miguel Ribeiro, Cristina Loureiro, Cristina Mota, Eduardo Veloso, Elvira Santos, Henrique M. Guimarães, João Pedro da Ponte, José Manuel Matos, Leonor Santos, Lurdes Figueiral, Maria do Carmo Chaves e Maria do Céu Sousa.

    Sobre a capa
    A pseudo-esfera é uma superfície particularmente interessante já que fornece um modelo da geometria hiperbólica (não-euclidiana). Variando parâmetros nas equações que descrevem a pseudo-esfera, pode obter-se uma variedade de novas superfícies, designadas de pseudo-esféricas. O objecto na capa do presente número representa uma das superfícies dessa família.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 97 (2008)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Leitão, Ana Maria Boavida, Ana Vieira Lopes, Branca Silveira, Filomena Leite Pinto, Hélia Oliveira, Hermínio Alexandre Marques, João Torres, Jorge Cruz, Leonor Santos, Lourdes Cangueiro, Maria Teresa Santos, Marília Pires, Paulo Afonso, Pedro Macias Marques, Rui Feiteira, Susana Carreira e Susana Diego.

    Sobre a capa
    A capa deste número foi obtida usando uma técnica que é uma evolução dos princípios originais de obtenção de estruturas fractais. Tipicamente, consideram-se funções Fi(x,y) que transformam pontos do plano em pontos do plano (estas funções, em geral, são contractivas ou seja, a distância entre as imagens é menor que a distância entre os argumentos, uma condição técnica que assegura a convergência da iteração das funções Fi).
    A figura em si mesma é gerada por um "algoritmo" cujo núcleo é, em termos gerais, do seguinte tipo:

    (x , y) = ponto aleatório numa região limitada do plano pré-defenida; iterar k vezes
        {
        escolher uma função Fi (x , y);
        (x , y) := Fi (x , y)
         aplicar algumas transformações de pós-produção a (x , y)
            obtendo (xf , yf) excepto nas primeiras r iterações
        }

    O método é extremamente versátil, admitindo muitas variações interessantes e a sua capacidade para produzir imagens esteticamente interessantes para ser inesgotável.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 96 (2008)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Bruno Gordinho, Carla Lopes, Carlos Miguel Ribeiro, Cláudia Canha Nunes, Dárida Maria Fernandes, Dina Ressurreição, Eduardo Veloso, Fernanda Perez, Jael Andrade, Manuel Joaquim Saraiva, Margarida Boleo, Olga Mendes, Rita Bastos, Rui Feiteira e Teresa Martinho Marques.

    Sobre a capa
    Saturno e os seus anéis.
    Foto: NASA, Cassini-Huygens project.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • Geometrias (Revista temática)
    N.º 95 (2007)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Editor convidado deste número
    A. J. Franco de Oliveira

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Cristina Loureiro, Eduardo Veloso, Filomena Leite Pinto, Helena Rodrigues, João Pedro Xavier, José Santos dos Santos, Manuela Ribeiro, Marisa Ferreira, Paulo Almeida, Pedro Miguel Oliveira e Pedro Pimenta.

    Sobre a capa
    Em 1936, sob a influência de Man Ray realizou-se nas New Burlington Galleries de Londres, a International Surrealist Exhibition. Man Ray deixou-se fascinar pela beleza plástica dos objectos matemáticos já anteriormente notada por André Breton, outro surrealista importante.
    Nos laboratórios de matemática de todo o mundo, é possível observar lado a lado objectos construídos de acordo com os princípios geométricos euclidianos e não euclidianos de aparência igualmente mítica para o homem comum mas que, apesar de tudo se relacionam de modo equívoco e fascinante no espaço como nós geralmente o concebemos.
    André Breton - Crisis of the object, in Cahiers d'Art

    Max Ernst, que fez a capa do catálogo da exposição, sofreu igualmente forte influência das ideias de Breton e Man Ray, produzido diversas pinturas onde as figuras matemáticas associadas à geometria não eucladiana marcam presença. Na capa deste número reproduz-se uma dessas obras, trata-se de O festim dos deuses de 1948.

    António Marques Fernandes

    Sobre o número temático
    Este número temático é dedicado ao tema Geometrias. O nome de Franco de Oliveira para editor convidado surgiu com naturalidade, não só por ser colaborador permanente da EM, mas sobretudo porque sabíamos poder contar com o seu conhecimento e interesse pelo tema, e com a sua experiência e qualidades enquanto matemático e enquanto professor - que António Fernandes tão bem descreve no artigo Augusto Franco de Oliveira: A primeira última lição de um Mestre, na revista nº 93 (p. 16-18). Expressamos-lhe aqui o nosso agradecimento por ter aceite o convite e pela forma como ajudou a construir esta revista.

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 94 (2007)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Domingos Fernandes, Fernanda Velez, Fernando Nunes, Gabriela Schutz, Laura Margarida Bandarra, Leonor Santos, Marília Pires, Paulo Oliveira, Pedro Almeida, Rafael Santos, Renata Carrapiço, Rita Bastos, Sónia Dias e Sónia Figueirinhas.

    Sobre a capa
    Cógnito ergo sum [Penso logo existo, René Descartes]

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

  • N.º 93 (2007)

    Director/a
    Ana Paula Canavarro

    Sub-Director/a
    Adelina Precatado

    Redação
    Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Nuno Candeias e Paulo Dias.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco De Oliveira - Matemática
    José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
    Rui Canário - Educação

    Colaboraram neste número
    Ana Cristina Tudella, Arsélio Martins, Cristina Fonseca, Eduardo Veloso, Elsa Barbosa, Equipa do Projecto Desenvolvendo o Sentido do Número, João Janeiro, Luís Reis, Margarida Graça, Margarida Santos, Maria João Gouveia, Marília Pires, Rita Bastos, Sara Monteiro, Suzana Nápoles, Teresa Olga Duarte e Viktor Kravchenko.

    Sobre a capa
    A capa deste número reproduz uma visão particular de um objecto matemático bastante conhecido - a atractor de Lorenz. O verdadeiro attractor é de facto uma curva no espaço. Este objecto contínuo é, neste caso, substituído por um objecto discreto, consistindo de 20000 pequenas esferas no espaço, cujos centros são determinados pela resolução numérica das equações diferenciais que determinam o atractor de Lorenz.

    António Marques Fernandes

    Capa
    António Marques Fernandes

51-75 de 166