N.º 105 (2009): Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Revista temática)

					Ver N.º 105 (2009): Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Revista temática)

Director/a
Ana Paula Canavarro

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Canha Nunes, Cristina Tudella, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Branca Silveira, Catarina Delgado, Cristina Loureiro, Hélia Oliveira, Isolina Oliveira, Jeremy Kilpatrick, Joana Brocardo, João Almiro, João Pedro da Ponte, Leonor Santos, Lina Brunheira, Luísa Loura, Lurdes Serrazina, Manuela Vicente, Margaret Schan Smith, Margarida Rodrigues, Mary Kay Stein e Rosa Antónia Ferreira.

Sobre a capa
A capa deste número representa uma instalação da autoria do artista polaco Tadeusz Kantor (1915-1990) intitulada The dead class. O efeito que a contemplação desta obra causa em nós não necessita de ser descrita. Mas podemos (e devemos) perguntar-nos se a escola é hoje mais útil que aquilo que esta imagem deixa antever? (Tome-se aqui o termo "útil" num sentido não utilitário). Existem inquietudes fundamentais que devem ser permanentemente alimentadas. Um olhar superficial para The dead class poder-nos-á dar a esperança de que a Escola é hoje substancialmente diferente. Mas, nesse caso, estará completamente alheado da razão o filósofo francês Robert Misrahi ao afirmar que existem não mais do que dois tipos de escolas - a informática ou o catecismo?

Sobre o número temático
Este número temático é dedicado ao Novo Programa de Matemática do Ensino Básico, tema que mereceu a atenção da revista pela importância de que se revestem os acontecimentos de mudança curricular. Apesar de se tratar de um número temático, a sua realização não envolveu, contrariamente ao que é habitual, nenhum editor convidado exterior à redacção da Educação e Matemática, tendo sido possível encontrar entre os seus elementos uma equipa com conhecimento e experiência em diferentes facetas do desenvolvimento curricular em Matemática. Assim, a concepção deste número da revista esteve a cargo de Ana Paula Canavarro, Manuela Pires e Cristina Tudella, que desempenharam o papel de editoras.

Capa
António Marques Fernandes

Publicado: 2009-12-31

Número Completo

Editorial

Artigos