N.º 144 e 145 (2017): O que diz a investigação em educação matemática sobre as aprendizagens dos alunos (Revista temática)

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Diretor/a
Lina Brunheira

Sub-Diretor/a
Helena Rocha

Redação
Catarina Delgado, Cristina Cruchinho, Cristina Morais, Filipa Machado, Helena Amaral, Irene Segurado, Isabel Rocha, João Terroso, Manuela Pires e Sílvia Zuzarte.

Editor convidado deste número
Joana Brocardo

Colaboradores permanentes
António Domingos - Tecnologias na Educação Matemática
Cristina Loureiro - Caderno de Apontamentos de Geometria
Grupo de Trabalho de Investigação da APM - Espaço GTI
José Paulo Viana - O problema deste número
Mário Baía - Edição Gráfica

Colaboraram neste número
Ana Henriques, Ana Paula Canavarro, António Domingos, Catarina Delgado, Cristina Loureiro, Dina Morais, Fátima Mendes, Fernando Nunes, Helena Gil, Helena Moreira, Hélia Oliveira, Irene Segurado, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Pedro da Ponte, Leonor Santos, Lina Brunheira, Lurdes Serrazina, Manuela Pires, Paula Figueiredo, Susana Brito e Susana Carreira.

Sobre o número temático
O que diz a investigação em educação matemática sobre as aprendizagens dos alunos é o tema escolhido pela redação da revista para a temática de 2017. A opção por este tema, inédito nas nossas temáticas, deve-se à relevância que atribuímos ao contributo da investigação para as práticas de sala de aula. Entendemos que à revista também compete a divulgação dessa investigação junto dos professores, daí a seção permanente do Grupo de Trabalho em Investigação (GTI), pelo que chegou a altura de a ela dedicarmos um número temático.
Felizmente que na nossa associação temos uma comunidade de investigadores em educação matemática muito ativa, com saber e experiência relevante para a conceção deste número temático. A dificuldade não foi encontrar um nome, mas escolher um. E escolhemos a Joana Brocardo, porque além de pertencer a essa comunidade, tem enriquecido esse percurso profissional com outras vivências, nomeadamente na área do currículo e da formação de professores, uma conjugação muito enriquecedora para o objetivo desta revista.
Agradecemos a motivação e o empenho que colocou na conceção e concretização deste número da Educação e Matemática.

Nota: Neste número há três secções que não têm a dimensão habitual e que foram além dos seus objetivos. Cristina Loureiro e António Domingos, colaboradores permanentes das secções Caderno de Apontamentos de Geometria e Tecnologias na Educação Matemática e Lurdes Serrazina, membro do GTI, foram, por proposta da redação, autores de artigos focados nas recomendações da investigação relevantes para a aprendizagem dos alunos, dentro das temáticas que são abordadas nas respetivas secções, ficando enquadrados nelas.

Capa
Mário Baía

Publicado: 2017-12-31

Número Completo