N.º 83 (2005)

					Ver N.º 83 (2005)

Director/a
Ana Paula Canavarro

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Cátia Marques, Departamento De Matemática Da Escola Secundária De Tecnologia E Gestão De Leiria, Dulce Araújo, Graça Zenhas, Hélia Sousa, Irene Segurado, Isabel Gil, João Janeiro, João Maria De Oliveira, João Pedro Da Ponte, Lina Fonseca, Linda Duque, Márcia Silva, Maria Paula Neves, Paula Teixeira, Sónia Félix e Teresa Pimentel.

Sobre a capa
Algumas questões, embora fundamentais, possuem um carácter quase metafísico, de tal modo que a sua resposta é muito difícil. Uma dessas questões é, na minha opinião, a de determinar qual o propósito essencial da Escola. Apesar da inexistência de uma resposta positiva e satisfatória para esta questão é possível, ainda assim, uma abordagem alternativa, considerando o problema de determinar o que esse propósito não deve ser. A capa deste número descreve uma possível resposta a esta última questão: a sociedade nos seus múltiplos aspectos é aqui representada pela pesada e brutal engrenagem, dotada da sua inércia própria e implacável. (A posição de desigualdade entre os indivíduos [alunos] e essa máquina é aqui acentuada pela diferença de escala). Precisamente, aquilo que o propósito da Escola não pode ser é o de converter vitalidade e curiosidade intelectual em frias peças daquela engrenagem.
Infelizmente, porém, este não parece ser o caso ...

António Marques Fernandes

Capa
António Marques Fernandes

Publicado: 2005-06-30

Número Completo