N.º 89 (2006): Matemática e Tempo (Revista temática)

					Ver N.º 89 (2006): Matemática e Tempo (Revista temática)

Director/a
Ana Paula Canavarro

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

Editor convidado deste número
Luís Reis

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Ana Emília Nogueira, Ana Mendes, Ana Paula Silva, Ana Vieira Lopes, Carlos Correia De Sá, Carlos Fiolhais, Cristina Castro, Cristina Loureiro, Dora Esteves, Eduardo Veloso, Fernando Nunes, Henrique M. Guimarães, Henrique Varandas, Isabel Cristina Dias, Joaquim Félix, Luís Filipe Marques Pinto, Luís Reis, Manuel Lagido, Matilde Almeida, Pedro Miguel Oliveira, Rita Bastos, Rosário Monteiro, Rui Agostinho, Sandra Faria, Sandra Rodrigues, Sofia Galvão e Teresa Barandela.

Sobre a capa
A capa deste número (dedicado ao tempo) foi concebida em torno de uma imagem de um detalhe de um relógio mecânico construído para marcar o tempo com precisão durante 10000 anos.
A ideia da construção partiu de Danny Hillis, um especialista em teoria da computação, que pretendeu fazer deste objecto um ícone do pensamento a longo prazo. Esta ideia conduziu a um programa filosófico completo que pode ser consultado no site da Long Now Foundation.
Este grito contra uma certa trivialidade e um certo carácter efémero do pensamento moderno, ambos fruto de uma actividade frenética, cada vez mais irreflectida e distanciada dos aspectos fundamentais, tem todo o cabimento. Chama a atenção para a necessidade de retomar a discussão das questões e das tarefas essenciais que, pela sua natureza requerem um tempo apenas acessível à humanidade como um todo.

António Marques Fernandes

Sobre o número temático
Este número temático é dedicado à Matemática e Tempo, o tema escolhido pela APM em 2006.
O nome do Luís Reis para editor convidado surgiu de imediato dado o gosto que sabíamos ter pelo tema. Agradecemos a forma entusiasta como aceitou e se envolveu neste desafio e também o Tempo colocado na preparação desta revista.
Para além do editorial, da condução da entrevista ao professor Rui Agostinho, da tradução do artigo Calendários modernos e fracções continuadas, o Luís integrou e liderou a equipa responsável por este número, tendo um papel determinante em todo o processo da sua construção.

Capa
António Marques Fernandes

Publicado: 2006-10-31

Número Completo

Editorial

Artigos