N.º 95 (2007): Geometrias (Revista temática)

					Ver N.º 95 (2007): Geometrias (Revista temática)

Director/a
Ana Paula Canavarro

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Cláudia Fialho, Helena Amaral, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, João Torres, Manuela Pires, Nuno Candeias e Paulo Dias.

Editor convidado deste número
A. J. Franco de Oliveira

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
José Duarte - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Cristina Loureiro, Eduardo Veloso, Filomena Leite Pinto, Helena Rodrigues, João Pedro Xavier, José Santos dos Santos, Manuela Ribeiro, Marisa Ferreira, Paulo Almeida, Pedro Miguel Oliveira e Pedro Pimenta.

Sobre a capa
Em 1936, sob a influência de Man Ray realizou-se nas New Burlington Galleries de Londres, a International Surrealist Exhibition. Man Ray deixou-se fascinar pela beleza plástica dos objectos matemáticos já anteriormente notada por André Breton, outro surrealista importante.
Nos laboratórios de matemática de todo o mundo, é possível observar lado a lado objectos construídos de acordo com os princípios geométricos euclidianos e não euclidianos de aparência igualmente mítica para o homem comum mas que, apesar de tudo se relacionam de modo equívoco e fascinante no espaço como nós geralmente o concebemos.
André Breton - Crisis of the object, in Cahiers d'Art

Max Ernst, que fez a capa do catálogo da exposição, sofreu igualmente forte influência das ideias de Breton e Man Ray, produzido diversas pinturas onde as figuras matemáticas associadas à geometria não eucladiana marcam presença. Na capa deste número reproduz-se uma dessas obras, trata-se de O festim dos deuses de 1948.

António Marques Fernandes

Sobre o número temático
Este número temático é dedicado ao tema Geometrias. O nome de Franco de Oliveira para editor convidado surgiu com naturalidade, não só por ser colaborador permanente da EM, mas sobretudo porque sabíamos poder contar com o seu conhecimento e interesse pelo tema, e com a sua experiência e qualidades enquanto matemático e enquanto professor - que António Fernandes tão bem descreve no artigo Augusto Franco de Oliveira: A primeira última lição de um Mestre, na revista nº 93 (p. 16-18). Expressamos-lhe aqui o nosso agradecimento por ter aceite o convite e pela forma como ajudou a construir esta revista.

Capa
António Marques Fernandes

Publicado: 2007-12-31

Número Completo