N.º 80 (2004): Ensino da Matemática em Portugal: um ponto da situação (Revista temática)
Director/a
Ana Paula Canavarro
Sub-Director/a
Adelina Precatado
Redação
Alice Carvalho, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.
Editor convidado deste número
João Pedro da Ponte
Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação
Colaboraram neste número
Ana Vieira Lopes, Catarina Ferreira, Célia Sofia Silva, Cristina Loureiro, Eduardo Veloso, Fernanda Perez, Gisela Araújo, Helena Paradinha, Henrique M. Guimarães, Isabel Fevereiro, Isabel Paula, Jacinto Salgueiro, João Rino, José Paulo Viana, Leonor Santos, Luís Reis, Lurdes Serrazina, Manuel Martins Ferreira, Manuela Diogo, Maria Cristina Matos, Maria Lúcia Grilo, Olívia Sousa e Teresa Carrilho Da Graça.
Sobre a capa
A capa deste número, a ter um título, esse poderia ser O futuro observando tranquilamente o fluir do tempo. Estaríamos certamente perante um tipo de exibicionismo intelectual que escamoteia o seu verdadeiro propósito - o de lembrar que qualquer reflexão sobre a Escola e a Educação não deverá nunca constituir um mero exercício académico, deve ser (e terá que ser) em última análise uma escolha sobre o futuro. Um futuro que tem uma face!
Sobre o número temático
Este número da revista tem por tema Ensino da Matemática em Portugal: um ponto da situação. É um tema que consideramos difícil, até mesmo controverso, e que requer a consideração de uma pluralidade de aspectos. Por isso convidámos para seu editor João Pedro da Ponte, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, pelo seu manifesto interesse na discussão do ensino da matemática no nosso país e pela largueza da sua visão sempre perspicaz e informada. Agradecemos-lhe a forma pronta como aceitou este desafio, bem como o seu empenho na concepção da revista e o seu envolvimento no processo da sua construção. Mais uma vez colaborou de forma intensa com a Educação e Matemática - recordamos que já em 1997 foi o editor convidado da revista temática sobre Novas Tecnologias na Educação Matemática - contribuindo de forma decisiva para a publicação deste número da revista.
Capa
A capa é da autoria de António Marques Fernandes.