N.º 81 (2005)

					Ver N.º 81 (2005)

Director/a
Ana Paula Canavarro

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, Ana Luísa Paiva, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Ana Vieira Lopes, António José Mendes, Carlos Fiolhais, Cesário Silva, Cláudio Pinto, Domingos Fernandes, Fernanda Oliveira, Fernando Nunes, Filipe Marques, Isabel Fevereiro, John Mason, José António Fernandes, Leonor Santos, Luís Miguel Ferreira, Luís Reis, Nisa Figueiredo, Nuno Salvador, Pedro Abrantes, Roger Abrantes, Sónia Palha, Stéphane Martins e Tiago João.

Sobre a capa
A capa deste número é uma reprodução de O retrato de Arquimedes, pintado cerca de 1620 por Domenico Fetti (na actualidade, o quadro é propriedade do museu de arte Alte Meister, em Dresden na Alemanha).
A escolha da capa tem origem no facto de este ano se comemorar o Ano Internacional da Física, efeméride à qual a Educação e Matemática se associou.
Não será certamente consensual esta opção por Arquimedes como símbolo do relacionamento íntimo entre aquelas duas disciplinas. A generalidade escolheria Newton como melhor candidato - essa seria quase certamente a escolha da generalidade dos físicos. No entanto, apesar de ambos serem autores de trabalho decisivo e visionário em ambos os domínios, falta a Newton o rigor lógico-matemático que é constante em Arquimedes. Daí a minha escolha.

Capa
António Marques Fernandes

Publicado: 2005-02-28

Número Completo