Exames para quê?

Mesa Redonda

Autores

  • Ana Vieira Lopes
  • Cesário Silva
  • Fernando Gomes
  • Isabel Fevereiro
  • Leonor Santos

Resumo

Com esta mesa redonda pretendemos continuar o debate sobre o papel dos exames e, em especial os do 9º ano, iniciado com a discussão pública do projecto de despacho de avaliação do ensino básico.
Por um lado, pretendíamos perceber como é que é que os exames anunciados se articulavam com a reorganização curricular e perspectivar alguns efeitos dos mesmos na prática dos professores, à semelhança da experiência que já se tem do 12º ano. Por outro lado, pareceu-nos importante discutir como é que estes exames se enquadram e/ou relacionam com outros problemas que existem ao nível do 3º ciclo, nomeadamente a taxa de retenção e o abandono escolar. (...)

Biografias Autor

Ana Vieira Lopes

Professora de Matemática do 3º Ciclo e Secundário
Escola Secundária Passos Manuel

Cesário Silva

Director do Curso de Educação Formação de Serralharia Mecânica
Animador da UNIVA
Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte

Fernando Gomes

Vice-Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais

Isabel Fevereiro

Professora de Matemática do 3º Ciclo e Secundário
Escola Secundária Josefa de Óbidos

Leonor Santos

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2005-02-28

Edição

Secção

Artigos