Arquivos - Página 6

  • N.º 43 (1997)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Helena Amaral, Helena Lopes, Henrique Guimarães e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco de Oliveira - Matemática
    Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática

    Colaboraram neste número
    António Bernardes, Graciosa Veloso, Guilhermina Nogueira, Hélder Martins, Helena Rocha, Jaime Carvalho e Silva, Jorge Barros, Leonor Cunha Leal, Paula Teixeira, Paulo Lourenço, Teresa Colaço, Ubiratan d'Ambrosio e Virgínia Nunes.

    Sobre a capa
    A fotografia da capa foi tirada a alunos e professor da Escola Secundária de Camões, em 1996, durante a semana "A caminho do laboratório de matemática".

  • N.º 42 (1997)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Helena Amaral, Helena Lopes, Henrique Guimarães e Maria José Bóia.

    Colaboradores permanentes
    A. J. Franco de Oliveira - Matemática
    Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
    José Paulo Viana - "O problema deste número"
    Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
    Maria José Costa - História e Ensino da Matemática

    Colaboraram neste número
    Ana Vieira Lopes, Ângela Coimbra, António Carlos Correia, Carlos Farias, Dinis Pestana, Eduardo Veloso, Fernando Nunes, Helena Amaral, Helena Rocha, Joana Porfírio, J. Orlando de Freitas, Isabel Valente Pires, Isolina Oliveira, José Paulo Viana, Leonor Cunha Leal, Lina Vicente, Luciano Veia, Lurdes Serrazina, Manuel Saraiva, Maria da Cruz, Maria Violante Mestre, Mário Roque, Paulo Abrantes e Pedro Paulo Scandiuzzi.

    Sobre a capa
    A figura que reproduzimos na capa deste número foi extraída de "Pitágoras Africano" de Paulus Gerdes1, e representa uma grelha que, provavelmente, os artesão egípcíis usavam para desenhar o famoso padrão-quádruplo-de-espirais, elemento importante na decoração egípcia. A grelha é composta por quadrados pequenos e por quadrados grandes. Os centros dos quadrados pequenos geram uma rede de novos quadrados desenhados a tracejado (ver capa). Facilmente se conclui que a área de um quadrado tracejado é igual à soma das áreas de um quadrado pequeno e de um grande. Para Gerdes, "a partir desta constatação, chegar ao teorema de Pitágoras constitui apenas um pequeno passo." o que o leva a crer que este teorema era conhecido no Egipto antigo, embora não tenham sido encontradas fontes que o demonstrem.

    1 Gerdes, P. (1992). Pitágoras Africano - Um estudo em cultura e educação matemática. Moçambique: Inst. Sup. Pedagógico.

  • N.º 41 (1997)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Amaral, Helena Lopes, Henrique Guimarães e Maria José Bóia.

    Colaboraram neste número
    A. J. Franco Oliveira, Ana Páscoa, Elvira Ferreira, Fernando Pires, Fernando Sereno, Isabel Azevedo Rocha, Isolina Oliveira, José Carlos Frias, José Paulo Viana, Lurdes Geada, Margarida Salgado de Oliveira, Maria Guilhermina Nogueira, Raquel Escórcio, Roberto Oliveira e Rosa Barbosa.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A capa deste número, realizada por Eduardo Veloso, autor aliás de muitas das capas da nossa revista, foi elaborada com elementos retirados de "La Géometrie" (1637) de René Descartes, reproduzindo uma figura e um extracto de texto em fac-simile, que, dado o francês antigo em que se encontrava, publicamos a sua tradução feita a partir do texto de uma versão inglesa:

    "(Se quero saber a que classe pertence esta curva), escolho uma recta como AB, à qual refiro todos os seus pontos, e em AB escolho um ponto A no qual vou começar a investigação. Digo 'escolho isto e aquilo' pois somos livres de escolher o que quisermos porque embora seja necessário escolher com cuidado de modo a tornar a equação tão curta e simples quanto possível, apesar disso qualquer que seja a recta que eu escolha em vez de AB, a curva resultará sempre da mesma classe, um facto facilmente demostrável."

    Associamos-nos assim. às comemorações do quarto centenário do nascimento de Descartes, sentido que também a publicação neste número de dois artigos sobre este matemático e filósofo, anunciados no nº 39.

  • A Matemática nos primeiros anos (Revista temática)
    N.º 40 (1996)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Amaral, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Maria Junqueira e Maria José Bóia.

    Colaboraram neste número
    Alcides Azevedo Canelas, Alexandra Virote, Ana Margarida Mendes, Ana Maria Pessoa, Ana Vieira Lopes, António Luís, Cecília Monteiro, Cristina Loureiro, Cristina Santos, Cristolinda Costa, Fátima Bártolo, Fátima Pedro, Fernanda Barbacena, Fernando Nunes, Florinda Costa, Graça Correia, Graceann Merkel, Isabel Pestana, Janell Uerkwitz, João Sampaio Maia, José Paulo Viana, Luísa Ferreira, Luciano Veia, Lurdes Serrazina, Margarida César, Maria Assunção Folque, Maria da Conceição Menino, Maria das Dores Picão Ferreira, Maria da Penha Machado, Maria Manuela David, Natália Serrazina, Pedro Almeida e Terry Wood.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre este número temático
    Este número temático é dedicado à aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Sendo um tema que a APM atribui uma importância fundamental, foi tomada a decisão de iniciar neste número a prática de convidar um colega exterior à Redacção para coordenar a sua preparação. A escolha recaiu naturalmente sobre a colega Lurdes Serrazina, da ESE de Lisboa, que aceitou a responsabilidade de trabalhar durante este ano em estreita colaboração com a equipa da Redacção encarregada deste número e em particular de escrever o respectivo editorial.
    A resposta que recebemos aos pedidos de colaboração que fizémos há cerca de um ano, nomeadamente a professores destes níveis de escolaridade e das ESE's, excedeu todas as nossas expectativas e é muito animadora. O número de colaborações recebidas cerca de ultrapassa em muito as 64 páginas deste número. Assim, os próximos números da revista continuarão a incluir artigos sobre o mesmo tema. Esperamos que este facto signifique que no futuro, a importância deste tema se reflicta no número de páginas que em cada número lhe será dedicado.
    Aproveitamos para apresentar o nosso agradecimento a todos os colegas que enviaram colaborações.

  • N.º 39 (1996)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Amaral, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Maria Junqueira e Maria José Bóia.

    Colaboraram neste número
    Alberto Teixeira, Alunos do Ramo Educacional do Curso de Matemática da Universidade Lusíada do Porto, Ana Paula Branco, Arlete Jorge, Helena Hilário, Ilda Lopes, Isabel Catalão, Jaime Carvalho e Silva, Joana Porfírio, José Carlos Frias, José Paulo Viana, Leonor Vieira, Lurdes Figueiral, Luís Carmelo, Margarida Junqueira, Margarida Matias Pinto, Maria José Costa, Maria Raquel Valença e Olga Vaz.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    O original esquema da capa é a resposta que o João Frederico A. Salgueiro, aluno do 9º ano, apresentou num consurso de problemas realizado na Escola Secindária Sebastião e Silva, no ano de 1986/87.
    Apesar de o problema ser bastante conhecido, aqui fica o seu enunciado:

    "Balilas, Hilário, Saúl e o tesouro
    Três ladroes - Balilas, Hilário e Saúl - roubaram um tesouro da torre de um velho castelo. Eles têm de descer da torre usando uma corda suspensa de uma roldana, deslocando-se essa corda conforme a distância dos pesos suspensos de cada lado da roldana. Quando a diferença de pesos é superior a dez quilos, a descida é brusca e perigosa para a vida das pessoas, mas o tesouro nada sofre pois está encerrado numa caixa de ferro. Balilas pesa 85 kg, Hilário 50 kg e Saúl 40 kg, e a caixa contendo o tesouro pesa 30 kg. Como poderão os ladrões sair da torre com o seu roubo?"

  • N.º 38 (1996)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Maria João Lagarto e Maria José Bóia.

    Colaboraram neste número
    Ana Kaleff, Conceição Mesquita, Dinis Pestana, Dulce Monteiro Rei, Helena Cunha, Helena Fonseca, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Luís Carmelo, José Paulo Viana, Mário Roque, Rosário Almeida, Raúl de Carvalho e Roberto Oliveira.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A capa deste número é composta por cinco resoluções distintas que os alunos do 8º ano da Maria José Bóia fizeram para encontrar a solução do problema dos apertos de mão. No texto que se segue, esta nossa colega recorda com suadade os seus alunos e a experiência que então viveu ...

  • N.º 37 (1996)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Isabel Amorim, Maria João Lagarto, Maria José Bóia e Rosário Ribeiro.

    Colaboraram neste número
    Ana Isabel Ribeiro, Branca Silveira, Fernanda Bráz, Isabel Corredoura, José Frias, José Paulo Viana, Leonor Cunha Leal, Leonor Moreira, Margarida Pinto, Núcleo de Braga, Paula Mano, Susana Andrade, Seiji Hariki e Vidal Minga.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A APM, este ano, vai fazer 10 anos. Por outro lado, com este número, a Educação e Matemática inicia o seu décimo ano de publicação. A capa que escolhemos pretende precisamente assinalar este duplo aniversário.

  • N.º 36 (1995)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Isabel Amorim, Maria João Lagarto, Maria José Bóia e Rosário Ribeiro.

    Colaboraram neste número
    Ana Manuela Marques Correia, Ana Isabel Rosendo, António Baeta Oliveira, Arsélio Martins, Branca Silveira, Carlos Alberto Vintém, Grupo de Trabalho do Centro de Recursos da APM, José Filipe Tiago, José Paulo Viana, Leandro de Almeida, Lurdes Figueiral, Lurdes Serrazina, Manuela Pires, Maria João Lagarto, Maria Margarida Pereira Queiróz, Roberto Oliveira e Susana Diego.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A capa deste número reproduz o painel comemorativo dos Dez Anos de ProfMat que a APM recebeu na Festa de Anos doProfMat, em Évora. Nesta festa, cada um dos 22 totalistas do ProfMat recebeu um azulejo diferente, manufacturado pela artista Teodolinda Duarte, celebrando o facto de terem participado em todos os Encontros. O painel da APM é composto por cópias destes 22 azulejos, no seu conjunto iguais aos que receberam todos os totalistas do ProfMat. Para além de prestar homenagem à APM, que apesar de só ter sido criada em Portalegre já era embrionária em Lisboa, o painel pretende também homenagear todos os professores que ao longo dos anos têm vindo a fazer crescer o nosso Encontro. A fotografia do painel é de Henrique Guimarães.

  • Viver e pensar a aula de Matemática (Revista temática)
    N.º 35 (1995)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Isabel Amorim, Maria João Lagarto, Maria José Bóia e Rosário Ribeiro.

    Colaboraram neste número
    Alexandra Virote, Elvira Ferreira, Fátima Guimarães, Graciosa Veloso, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Dias, José Paulo Viana, Leonor Vieira, Lina Brunheira e Paula Teixeira.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A capa deste número inclui três fotografias cedidas para o efeito pela própria APM, por Henrique Guimarães e por Graciosa Veloso (respectivamente, de cima para baixo) e dizem respeito a aulas de Matemática no 1º ciclo, no secundário e no 3º ciclo (pela mesma ordem. As restantes fotografias que surgem neste número foram igualmente cedidas pela APM (foto da pág. 8), por Henrique Guimarães. e por Graciosa Veloso (pág. 40 e 45).

  • N.º 34 (1995)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Isabel Amorim, Maria João Lagarto, Maria José Bóia e Rosário Ribeiro.

    Colaboraram neste número
    António Abrantes, António Luís da Silva, Arsélio Martins, Graziela Fonseca, Jaime Carvalho e Silva, J. Orlando Freitas, José Paulo Viana, João Pedro da Ponte, Lina Vicente, Lúcia Grilo, Maria Natália Serrazina e Paula Teixeira. Foi ainda inserido um texto de John Mason.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A capa deste número reproduz uma construção feita no programa Geometer's Sketchpad. Os três lados de um triângulo qualquer sºao divididos em três partes, e os pontos de divisão unidos com os vértices opostos. A área do hexágono resultante, [DEFGHI], vale um décimo da área do triângulo inicial [ABC]. Por arrastamento de um dos vértices do triângulo, verifica-se que enquanto muita coisa varia, inclusivamente as áreas do triângulo e do hexágono, a razão das áreas permanece constante e igual a 10. Os cálculos das áreas e da sua razão são feito instantaneamente pelo programa, à medida que o triângulo se vai transformando. Este é o teorema de Marion. Ele foi anunciado por Al Cuoco, Paul Goldenberg e June Mark, do Connected Geometry Project, numa carta enviada ao Mathematics Teacher de Novembro de 1993. Este facto mostra que nem tudo está já descoberto, na geometria elementar, e como um programa deste tipo pode ajudar a transformar as aulas de Matemática em verdadeiros laboratórios de investigação. A escolha desta capa foi motivada pelo artigo de João Pedro da Ponte e pelo texto de John Mason, que podem ser lidos neste número de Educação e Matemática.

  • N.º 33 (1995)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Isabel Amorim, Maria João Lagarto, Maria José Bóia e Rosário Ribeiro.

    Colaboraram neste número
    António Bernardes, Isabel Cristina Dias, João Pedro da Ponte, José Paulo Viana, Manuel Saraiva, Maria da Graça Correia, Orlando de Freitas, Roberto Ribeiro Baldino e Teresa Colaço.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A capa deste número de Educação e Matemática reproduz uma "demonstração sem palavras" de origem grega, tal como Martin Gardner a apresenta, incluída no livro Proofs without words de Roger B. Nelsen, publicado pela Mathematical Assotiacion of America em 1993. O artigo "Quadratura do círculo: uma solução não ortodoxa" e o Pense Nisto nesta revista contêm também referências a esta publicação.

  • N.º 32 (1994)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Isabel Amorim, Maria João Lagarto, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Alcinda Santos, Fernando Nunes, Helena Fonseca, João Filipe Matos, José Paulo Viana, Lúcia Grilo, Luís Carmelo Silva, Orlando de Freitas e Paulo ALvega. Foi ainda inserido um texto de Ubiratan D'Ambrosio.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    Fotografias de Elvira Santos.

  • O Professor de Matemática (Revista temática)
    N.º 31 (1994)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Isabel Amorim, Leonor Barão, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Maria João Lagarto, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Ana Maria Boavida, Augusto Taveira, Fernando Nunes, Guilhermina Lobato, Helena Amaral, Helena Costa, Helena Cunha, Joana Porfírio, João Pedro da Ponte, José Manuel Matos, José Paulo Viana, Leonor Cunha Leal, Madalena Santos e Rui Canário.

    Agradecemos ainda aos alunos da Escola Secundária Veiga Beirão e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que contribuíram para esta revista com as suas opiniões acerca do professor de Matemática.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A ilustração da capa foi realizada por Ana Rita Mota Rodrigues, aluna da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, a quem muito agradecemos quer pela forma amável como acolheu o nosso convite, quer pelo desenho que nos oferece e que muito vem valorizar esta revista.

  • N.º 30 (1994)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Alexandra Pinheiro, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Isabel Amorim, Leonor Barão, Helena Lopes, Henrique Manuel Guimarães, Maria João Lagarto, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Alcides Canelas, Alice Pinto, António Abrantes, Clara Pinheiro, Cristina Saporiti, Graciosa Veloso, José Orlando de Freitas, José Paulo Viana, José Tiago Filipe, Maria José Costa, Maria Pilar Mansos, Rita Bastos e Sérgio Macias Marques.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

  • N.º 29 (1994)

    Director/a
    Paulo Abrantes

    Redação
    Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Leonor Barão, Helena Lopes, Henrique Manuel Guimarães, José Manuel Matos, Maria João Lagarto, Paulo Alvega, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    António Carvalho, António Melo, Candelaria Espinel Farbes, Cecília Perdigão, Célia Gama Lobo, Dulce Baptista, Irene Segurado, Jaime Carvalho e Silva, José Dias Milheiro, José Paulo Viana, Judite Barros, Maria Lúcia Marques, Projecto GEM, Sérgio Macias Marques e Victor Santos.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    Passaram 20 anos do 25 de Abril de 1974. Na fotografia da capa, alunos de uma escola dos arredores de Lisboa, pintam um enorme painel numa parede da escola, comemorando mais um ano depois do 25 de Abril. Estava-se em 1977, não era ainda um dia feriado, ia-se para a escola comemorar. Nesse ano, muitas das paredes foram assim decoradas. As memórias estavam ainda frescas. Hoje, comemoramos de outras maneiras, nós, em particular, o facto de que sem o 25 de Abril, muito provavelmente, não existiria uma revista como a Educação e Matemática, não existiriam ProfMats, não existiria a APA. (Foto de Henrique Guimarães)

  • N.º 28 (1993)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Leonor Barão, Helena Lopes, Henrique Guimarães, José Manuel Matos, Maria João Lagarto, Paulo Abrantes, Paulo Alvega, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Elvira Ferreira, Eduardo Costa, Evelyne Barbin, Francisca Sousa, Iolanda Lima, Isabel Rocha, Isolina Oliveira, Joana Porfírio, João Almiro, João Filipe Matos, José Paulo Viana, Judith Pereira, Leonor Cunha Leal, Lucília Ramalheira, Luís Carmelo, Margarida Abreu, Maria Teresa Costa, Olinda Semedo, Susana Diego e Teresa Olga Albuquerque.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    O Novo Diploma de Avaliação e a carga horária da Matemática no Ensino Secundário são discutidos em dois dos artigos deste número. Qualquer dos temas será, por certo, uma das preocupações actuais de muitos professores. Estes e outros temas de indiscutível importância deverão continuar a merecer a nossa atenção e, desejavelmente, a impulsionar a colaboração dos nossos leitores. As reacções, opiniões, os relatos ou simplesmente os desabafos serão bem vindos.

  • História e Ensino da Matemática (Revista temática)
    N.º 27 (1993)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Leonor Barão, Helena Lopes, Henrique Guimarães, José Manuel Matos, Maria João Lagarto, Paulo Abrantes, Paulo Alvega, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Albano Silva, Ana Maria Belo Relva, Ana Maria Lino, Evelyne Barbin, Isabel Cristina Dias, Jaime Carvalho e Silva, João Rino, John Fauvel, José Morgado, José Paulo Viana, Luís Saraiva, Maria Fernanda Estrada, Paulo Oliveira e Sérgia Nunes.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A capa deste número temático, dedicado a História e Ensino da Matemática, contém a reprodução parcial do planisfério de Diogo Ribeiro, de 1529, existente na Biblioteca Vaticana, Roma.

  • N.º 26 (1993)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Leonor Barão, Helena Lopes, Henrique Guimarães, José Manuel Matos, Maria João Lagarto, Paulo Abrantes, Paulo Alvega, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    A. J. Franco de Oliveira, Alberto Canelas, António Sá, Branca Silveira, Helena Paradinah, J. Orlando de Freitas, José Paulo Viana, Maria de Fátima Gordo e Maria L. Fernandez.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A fotógrafa Margarida Dias aceitou amavelmente fotografar um cubo de acrílico, cheio de aguarela, exemplificando o corte perpendicular a uma diagonal espacial que produz um hexágono como secção. São também da sua autoria as duas fotografias que ilustram o artigo "Tudo o que há num cubo ...".

  • N.º 25 (1993)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Henrique M. Guimarães, José Manuel Matos, Leonor Barão, Maria João Lagarto, Paulo Abrantes, Paulo Alvega, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Carla Azevedo, Carla Franco, Carlota Gil, Conceição Almeida, Emília Lopes da Costa, José António Fernandes, José Paulo Viana, Liliana Costa, Lurdes Serrazina, Maria Augusta Pires, Maria da Conceição Bernardo, Maria Luísa Prudente, Maria das Mercês Pais, Olga Pomno, Sandra Santos e Teresa Colaço.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    Alunos numa actividade no Centro de Recursos da Escola Marquesa de Alorna em Lisboa (fotografia do Centro de Recurso).

  • N.º 24 (1992)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, António Bernardes, Eduardo Veloso, Henrique M. Guimarães, José Manuel Matos, José Manuel Varandas, José Paulo Viana, Leonor Barão, Paulo Abrantes, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Albano Silva, António Domingos, Conceição Mesquita, Conceição Rodrigues, Graciosa Veloso, Filomena Marques, Inês Alegria, José Orlando Freitas, Márcia Freire, Margarida Oliveira, Miguel de Guzmán, Paulo Oliveira, Pedro Esteves, Simeon Hau e Teresa Leitão.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A fotografia utilizada na capa é da autoria de Henrique M. Guimarães.

  • N.º 23 (1992)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    Ana Vieira, António Bernardes, Eduardo Veloso, Henrique M. Guimarães, José Manuel Matos, José Manuel Varandas, José Paulo Viana, Leonor Barão, Paulo Abrantes, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Celina Pereira, Cremilde Ribeiro, Eugénia Barreto, Henk van der Kooij, Isabel Rocha, Jaime C. Silva, João Cegonho, João Ponte, Margarida Junqueira e Mogens Niss.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa deste número
    A fotografia da capa foi reproduzida de um postal da colecção Calçadas - Ireno Buarque, publicada por Edições Rolim e diz respeito a uma calçada de Elvas. Trabalhos realizados por alunos de diversas escolas têm tratado calçadas e pavimentações e a sua interpretação em termos geométricos. Neste número, um dos artigos refere-se justamente a um desses trabalhos.

  • N.º 22 (1992)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    Ana Vieira, António Bernardes, Henrique M. Guimarães, José Manuel Matos, José Manuel Varandas, José Paulo Viana, Paulo Abrantes, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Alda Pereira, Ana Leitão, Anabela Martins, Branca Silveira, Cecília Monteiro, Fátima Esteves, Fernando Nunes, Gertrudes Amaro, Helena Correia, Isabel Catalão, João Câmara, José Duarte, Leonor Cunha Leal, Lurdes Cangueiro, Lurdes Neves, Lurdes Serrazina, Madalena Santos, Maria José Costa, Mário Ceia e Teresa Silva.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa deste número
    A propósito da entrevista que publicamos com duas autoras dos novos programas de Física, incluímos na capa uma fotografia de um aparelho para experiências que permitem a comparação entre o movimento de três esferas em diferentes trajectórias: um segmento de recta com uma dada inclinação, uma cicloide e um arco de círculo. Três esferas são lançadas do topo das três trajectórias e o experimentador observa os movimentos de chegada ao termo de cada uma das trajectórias. Já agora, aqui deixamos um problema: qual das esferas chegará primeiro? Fotografia extraída do catálogo da exposição de Europália Les Mécanismes du Génie, tal como as ilustrações inseridas na revista.

  • N.º 21 (1992)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    António Bernardes, Henrique M. Guimarães, José Manuel Matos, José Manuel Varandas, José Paulo Viana, Paulo Abrantes, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Ângela Freitas, J. Sacadura Cabral, Júlio C. Mosquera P., Manuel Saraiva, Maria José Costa e Paula Teixeira.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa deste número
    O artigo de Manuel Saraiva sobre o raciocínio visual inclui um desenho geométrico de Leonardo da Vinci (1452-1519), artista, engenheiro e cientista. Esse mesmo desenho é reproduzido na capa, acompanhado de uma frase característica sobre a ciência, que exprime de modo exemplar o espírito dos homens do Renascimento, de que Leonardo é reconhecidamente o caso mais representativo. E a propósito: será verdade o que Leonardo quer demonstrar com o desenho (ver legenda na pág 3)?. O desenho foi extraído do livro Leonardo, The Scientist, ed. McGraw-Hill Book Company, N.Y.

  • A reforma curricular em Matemática, que programas, que mudanças? (Revista temática)
    N.º 19 e 20 (1991)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    António Bernardes, Henrique M. Guimarães, José Manuel Matos, José Manuel Varandas, José Paulo Viana, Paulo Abrantes, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    Conceição Antunes, Diamantina Carmona, Gracinda Gaspar, Guilhermina Lobato, Irene Segurado, Jaime Carvalho e Silva, João Janeiro, José António Duarte, Leonor Barão, Leonor Cunha Leal, Maria Alzira Reis, Maria de Fátima Gordo, Maria Helena Torres, Maria Jesús Luelmo, Maria José Boia, Maria José C. Oliveira, Maria de Lurdes Serrazina, Margarida Graça, Olímpia Máximo, Paula Teixeira, Peter Gates e Yasuhiro Sekigushi.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

  • N.º 18 (1991)

    Director/a
    Eduardo Veloso

    Redação
    António Bernardes, Henrique M. Guimarães, José Manuel Matos, José Manuel Varandas, José Paulo Viana, Paulo Abrantes, Rosário Ribeiro e Susana Carreira.

    Colaboraram neste número
    César Augusto Viana, J. Francisco Furtado, Lurdes Serrazina, Margarida Belchior, Nuno Rei e Paulo Oliveira.

    Capa
    Gabinete Técnico da APM.

    Sobre a capa
    A fotografia da capa foi obtida a partir do cartaz que anuncia o ProfMat 91 a ter lugar na cidade do Porto, no próximo mês de Outubro. Para além de considerarmos que se trata de uma interessante composição visual da ponte nova e de uma das pontes velhas que atravessam o rio Douro, foi escolhida pensando que este número de Educação e Matemática será distribuído em primeira mão no ProfMat.

126-150 de 167