N.º 34 (1995)

					Ver N.º 34 (1995)

Director/a
Paulo Abrantes

Redação
Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Isabel Amorim, Maria João Lagarto, Maria José Bóia e Rosário Ribeiro.

Colaboraram neste número
António Abrantes, António Luís da Silva, Arsélio Martins, Graziela Fonseca, Jaime Carvalho e Silva, J. Orlando Freitas, José Paulo Viana, João Pedro da Ponte, Lina Vicente, Lúcia Grilo, Maria Natália Serrazina e Paula Teixeira. Foi ainda inserido um texto de John Mason.

Capa
Gabinete Técnico da APM.

Sobre a capa
A capa deste número reproduz uma construção feita no programa Geometer's Sketchpad. Os três lados de um triângulo qualquer sºao divididos em três partes, e os pontos de divisão unidos com os vértices opostos. A área do hexágono resultante, [DEFGHI], vale um décimo da área do triângulo inicial [ABC]. Por arrastamento de um dos vértices do triângulo, verifica-se que enquanto muita coisa varia, inclusivamente as áreas do triângulo e do hexágono, a razão das áreas permanece constante e igual a 10. Os cálculos das áreas e da sua razão são feito instantaneamente pelo programa, à medida que o triângulo se vai transformando. Este é o teorema de Marion. Ele foi anunciado por Al Cuoco, Paul Goldenberg e June Mark, do Connected Geometry Project, numa carta enviada ao Mathematics Teacher de Novembro de 1993. Este facto mostra que nem tudo está já descoberto, na geometria elementar, e como um programa deste tipo pode ajudar a transformar as aulas de Matemática em verdadeiros laboratórios de investigação. A escolha desta capa foi motivada pelo artigo de João Pedro da Ponte e pelo texto de John Mason, que podem ser lidos neste número de Educação e Matemática.

Publicado: 1995-06-30

Número Completo