Para este número seleccionámos
O "quê", o "porquê" e o "como" em Matemática
Resumo
O artigo de João Pedro da Ponte publicado neste número pode ser interpretado, relativamente à utilização dos computadores no ensino da Matemática, como uma alerta para a situação de marasmo em que hoje vivemos a esse respeito. A posição dianteira que possuíamos, no final dos anos 80, devido ao Projecto Minerva, não no número de computadores nas escolas, mas na experiência reflectida sobre a sua utilização no ensino da Matemática, poderia ter conduzido a uma situação em que, devido aos avanços tecnológicos nos computadores, muitos alunos e professores pudessem, como Johm Mason, considerar excitante "viver e trabalhar numa época em que a verdadeira natureza do que constitui a matemática está em evolução". Não é essa, infelizmente, a situação actual. Para compreender o que estamos a perder e como é importante lutar para que a situação mude tão cedo quanto possível, aqui deixamos este artigo publicado na revista MicroMath por John Mason, professor da Open University.
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