N.º 39 (1996)

					Ver N.º 39 (1996)

Director/a
Paulo Abrantes

Redação
Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Eduardo Veloso, Helena Amaral, Helena Lopes, Henrique Guimarães, Maria Junqueira e Maria José Bóia.

Colaboraram neste número
Alberto Teixeira, Alunos do Ramo Educacional do Curso de Matemática da Universidade Lusíada do Porto, Ana Paula Branco, Arlete Jorge, Helena Hilário, Ilda Lopes, Isabel Catalão, Jaime Carvalho e Silva, Joana Porfírio, José Carlos Frias, José Paulo Viana, Leonor Vieira, Lurdes Figueiral, Luís Carmelo, Margarida Junqueira, Margarida Matias Pinto, Maria José Costa, Maria Raquel Valença e Olga Vaz.

Capa
Gabinete Técnico da APM.

Sobre a capa
O original esquema da capa é a resposta que o João Frederico A. Salgueiro, aluno do 9º ano, apresentou num consurso de problemas realizado na Escola Secindária Sebastião e Silva, no ano de 1986/87.
Apesar de o problema ser bastante conhecido, aqui fica o seu enunciado:

"Balilas, Hilário, Saúl e o tesouro
Três ladroes - Balilas, Hilário e Saúl - roubaram um tesouro da torre de um velho castelo. Eles têm de descer da torre usando uma corda suspensa de uma roldana, deslocando-se essa corda conforme a distância dos pesos suspensos de cada lado da roldana. Quando a diferença de pesos é superior a dez quilos, a descida é brusca e perigosa para a vida das pessoas, mas o tesouro nada sofre pois está encerrado numa caixa de ferro. Balilas pesa 85 kg, Hilário 50 kg e Saúl 40 kg, e a caixa contendo o tesouro pesa 30 kg. Como poderão os ladrões sair da torre com o seu roubo?"

Publicado: 1996-09-30

Número Completo