N.º 42 (1997)
Director/a
Paulo Abrantes
Redação
Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Ana Vieira, Helena Amaral, Helena Lopes, Henrique Guimarães e Maria José Bóia.
Colaboradores permanentes
A. J. Franco de Oliveira - Matemática
Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Colaboraram neste número
Ana Vieira Lopes, Ângela Coimbra, António Carlos Correia, Carlos Farias, Dinis Pestana, Eduardo Veloso, Fernando Nunes, Helena Amaral, Helena Rocha, Joana Porfírio, J. Orlando de Freitas, Isabel Valente Pires, Isolina Oliveira, José Paulo Viana, Leonor Cunha Leal, Lina Vicente, Luciano Veia, Lurdes Serrazina, Manuel Saraiva, Maria da Cruz, Maria Violante Mestre, Mário Roque, Paulo Abrantes e Pedro Paulo Scandiuzzi.
Sobre a capa
A figura que reproduzimos na capa deste número foi extraída de "Pitágoras Africano" de Paulus Gerdes1, e representa uma grelha que, provavelmente, os artesão egípcíis usavam para desenhar o famoso padrão-quádruplo-de-espirais, elemento importante na decoração egípcia. A grelha é composta por quadrados pequenos e por quadrados grandes. Os centros dos quadrados pequenos geram uma rede de novos quadrados desenhados a tracejado (ver capa). Facilmente se conclui que a área de um quadrado tracejado é igual à soma das áreas de um quadrado pequeno e de um grande. Para Gerdes, "a partir desta constatação, chegar ao teorema de Pitágoras constitui apenas um pequeno passo." o que o leva a crer que este teorema era conhecido no Egipto antigo, embora não tenham sido encontradas fontes que o demonstrem.
1 Gerdes, P. (1992). Pitágoras Africano - Um estudo em cultura e educação matemática. Moçambique: Inst. Sup. Pedagógico.