Para este número seleccionámos
Fazendo conecxões com a multiplicação de dois algarismos
Resumo
O artigo que a seguir se publica foca-se no processo de aprendizagem do algoritmo da multiplicação por alunos do 1º ciclo do ensino básico. As autoras constataram frequentes dificuldades na transição da aprendizagem da multiplicação de números com um algarismo para a multiplicação de números com dois algarismos. Mais do que a utilização de estratégias que se baseavam no valor de posição, os alunos criavam, muitas vezes, algoritmos sem significado, tudo levando a crer que não atribuiam sentido aos procedimentos efectuados. Como forma de ultrapassar este obstáculo surge a ideia de recorrer a materiais manipuláveis e a representações concretas antes da introdução do algoritmo abstracto da multiplicação. É neste contexto que as autoras propõem aos alunos a resolução de tarefas diversificadas onde as representações icónicas se entrelaçam com as simbólicas e em que as conexões entre as diferentes operações aritméticas e entre o número e a geometria tornam a multiplicação mais significativa para os alunos, sendo capazes de atribuir sentido ao algoritmo da multiplicação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1997 Educação e Matemática
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright (c) pertence à Revista Educação e Matemática. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Educação e Matemática e incluída a hiperligação para o site da revista.