N.º 48 (1998)

					Ver N.º 48 (1998)

Director/a interino
Ana Vieira

Redação
Adelina Precatado, Alexandra Pinheiro, Ana Boavida, Ana Paula Canavarro, Conceição Rodrigues, Fátima Guimarães, Fernanda Perez, Helena Amaral, Helena Lopes, Helena Rocha, Henrique Guimarães, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

Colaboradores permanentes
A. J. Franco de Oliveira - Matemática
Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Adília Ribeiro, Admur Pamplona, Alfredo Dias, Dilma Gomes, Ercílio Mendes, Fernando Nunes, Helena Torres, Isolina Oliveira, Maria Alice Inácio, Pedro Scandiuzzi, Professores De Matemática De Es Nº 1 De Loures, Vidal Minga e Wanderleya Costa.

Sobre a capa
A estrofóide

Na fig. 1 (ver revista) pode ver-se o processo de contrução da estrofóide recta. Data uma recta e um ponto experior O, traça-se a perpendicular à recta passando por O e constrói-se a intersecção A. O ponto Q é movél sobre a recta e sobre a semirecta OQ traçando-se os pontos P e P', à mesma distância de Q que o ponto A. A estrofóide recta é o lugar geométrico dos pontos P e P'.
Na fig. 2 (ver revista) está construída a estrofóide relativa à circunferência c e ao seu centro O. A é um ponto sobre a circunferência e o processo de construção è análogo ao anterior. Obtém-se como estrofóide a nefróide de Freeth.

Publicado: 1998-06-30

Número Completo