N.º 69 (2002): Literacia Matemática (Revista temática)

					Ver N.º 69 (2002): Literacia Matemática (Revista temática)

Director/a
Joana Brocardo

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Lina Brunheira, Manuela Pires, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

Editor convidado deste número
Cristina Loureiro

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Adriana Figueiredo, Ana Sofia Alves, Conceição Ferreira, Cristina Loureiro, Fernando Nunes, Helena Rajão, Hélia Oliveira, Jaime Carvalho E Silva, João Branco, João Cândido Da Silva, João Filipe Matos, João Pedro Da Ponte, José Augusto Saleiro, José Duarte, José Galego, José Luís Freitas, José Manuel Matos, Leonor Santos, Lúcia Borrões, Lurdes Serrazina, Magda Bensabat, Maria Eugénia Graça Martins, Maria José Costa, Pascal Paulus, Pedro Almeida, Pedro Esteves, Teresa Dias e Vanda Ramos.

Sobre a capa
A capa deste número temático, subordinado ao tema iliteracia, tenta traduzir a tensão de um ambiente constituído por objectos individualmente reconhecíveis mas, cuja combinação, em objectos mais complexos, não tem significado aparente. Na sua concepção foram utilizados elementos de duas pinturas surrealistas: As férias de Hegel de René Magritte e Dança de Roda de António Pedro.

A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

Sobre o número temático
Este número temático é dedicado à Litericia Matemática. Convidámos para editora convidada Cristina Loureiro da Escola Superior de Educação de Lisboa, convite a que aderiu com entusiasmo. A Cristina foi um elemento essencial na concepção e orientação deste número. Deu além disto importantes contributos em relação ao seu conteúdo, nomeadamente, dinamizando a mesa redonda sobre o PISA e outros estudos sobre literacia e elaborando o editorial bem como uma reflexão incluída na secção Pontos de vista, reacções e ideias ....

Publicado: 2002-10-31

Número Completo

Editorial