N.º 60 (2000): A Matemática (Revista temática)

					Ver N.º 60 (2000): A Matemática (Revista temática)

Director/a
Ana Vieira

Redação
Adelina Precatado, Ana Paula Canavarro, António Fernandes, Conceição Rodrigues, Fátima Guimarães, Fernanda Perez, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Henrique Guimarães, Lina Brunheira, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

Editor convidado deste número
Eduardo Veloso

Colaboradores permanentes
A. J. Franco de Oliveira - Matemática
Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
A. J. Franco De Oliveira, Alcino Simões, Ana Reis, Armando Severino, Branca Silveira, Carlota Simões, David Mendes, Elisa Figueira, Fátima Roque, Fernando Menezes, Henrique Machado, Hussene Remane, Irene Segurado, Isilda Silva, Jaime Carvalho E Silva, Joana Porfírio, João Filipe Matos, João Pedro Da Ponte, Jorge Nuno Silva, José Oliveira, Lurdes Serrazina, Manuela Pires, Margarida Font, Margarida Mendes Lopes, Mário Roque, Michele Emmer, Nuno Candeias, Pedro Ávila, Ricardo Barreiros, Rui Roboredo e Sérgio Antunes.

Sobre a capa
A composição gráfica na capa é alusiva ao terceiro problema de Hilbert (ver a respectiva discussão na pág. 7 desta revista). O tetraedro e o cubo são em certo sentido (no sentido daquele problema) "incompatíveis". É essa incompatibilidade, expressa numa união daquilo que não pode unir-se, que o grafismo pretende descrever.

Sobre o número temático
Sendo este o Ano Mundial da Matemática, a redacção da revista decidiu neste número temático dar especial relevo à Matemática, procurando atender à sua evolução e ao seu ensino neste século. Convidámos então para editor, Eduardo Veloso dada a sua experiência e entusiasmo sempre manifestados nestes campos.
Eduardo Veloso participou em toda a concepção da revista, escreveu artigos, procurou e estimulou a colaboração de outras pessoas ligadas quer à área da educação, quer à área da matemática e esteve presente em todos os momentos, incluindo o processo de revisão e paginação.
Este número apresenta uma novidade em termos de concepção gráfica que é possuir, pela primeira vez, oito páginas a cores.

Publicado: 2000-12-31

Número Completo

Editorial