N.º 57 (2000)

					Ver N.º 57 (2000)

Director/a
Ana Vieira

Redação
Adelina Precatado, Ana Paula Canavarro, Conceição Rodrigues, Fátima Guimarães, Fernanda Perez, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Henrique Guimarães, Lina Brunheira, Maria José Bóia, Paula Espinha e Paulo Abrantes.

Colaboradores permanentes
A. J. Franco de Oliveira - Matemática
Eduardo Veloso - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Alcino Simões, Ana De Jesus, Ana Margarida Saraiva, António Fernandes, Catarina Pais, Giselle Castro Fernandes, Isabel Azevedo Rocha, João Pedro Da Ponte, Leonor Moreira, Luís Barbosa, Luís Carvoeiras, Margarida César, Maria De Jesús Luelmo, Maria Do Carmo Mendes, Maria Silvana Nunes, Miguel Ramos, Nuno Silva, Rosabela Cruz, Rui Silva De Sousa, Rute Marina Vaz e Susana Diego.

Sobre a capa
A conjectura de Kepler constitui o mais antigo problema em geometria discreta e só muito recentemente foi demonstrada por Thomas Hales. Essa demonstração, à semelhança da do teorema das quatro cores, recorre e algoritmos computacionais.
Quanto à conjectura em si, ela afirma que a densidade de um empilhamento de esferas congruentes no espaço tridimensional não excede o valor: 0.74048 ...
Podemos entender por empilhamento de esferas um modo de dispor esferas (de raio 1) no espaço, de tal modo que elas não se interpenetrem. A noção de densidade de um empilhamento pode ser definida em termos matemáticos com total rigor mas, intuitivamente, é maior quando em igual volume de espaço se podem "arrumar" mais esferas.
O valor máximo apontado pela conjectura de Kepler, corresponde à densidade obtida para um tipo de empilhamento conhecido pela designação de empilhamento de faces centradas, que se descreve na figura acima (ver revista). Ao lado (ver revista) ilustra-se a respectiva densidade, que pode ser vista como a razão entre o volume total que dentro do cubo coincide com alguma esfera e o volume total do cubo.

Publicado: 2000-04-30

Número Completo

Secções