N.º 78 (2004)

					Ver N.º 78 (2004)

Director/a
Ana Paula Canavarro

Sub-Director/a
Adelina Precatado

Redação
Alice Carvalho, António Fernandes, Elisa Figueira, Fátima Guimarães, Helena Amaral, Helena Fonseca, Helena Rocha, Isabel Rocha, Joana Brocardo, Lina Brunheira, Manuela Pires e Maria José Bóia.

Colaboradores permanentes
A. J. Franco De Oliveira - Matemática
Branca Silveira - "Tecnologias na Educação Matemática"
José Paulo Viana - "O problema deste número"
Lurdes Serrazina - A matemática nos primeiros anos
Maria José Costa - História e Ensino da Matemática
Rui Canário - Educação

Colaboraram neste número
Ana Isabel Carvalho, António Guerreiro, Arsélio Martins, Clotilde Assunção, Departamento De Matemática Da Escola Secundária De Tecnologia E Gestão De Leiria, Helena Paula Pires, Henrique M. Guimarães, Isabel Paula, Jaime Carvalho E Silva, João Renato Sebastião, Luís Reis, Manuel Alberto Ferreira, Maria Cristina Matos, Maria Das Dores Fernandes, Maria De La Salete Ferreira, Paula Teixeira, Paulo Jorge R. Dias, Rosa Marques, Rosário Ribeiro, Sara Morgado Nunes, Sónia Costa, Soraia Ramos e Susana Diego.

Sobre a capa
A capa deste número constitui aquilo que se designa de um fractal poligonal. Este tipo de fractal é muito simples, tudo se inicia com um polígono regular e, numa primeira iteração, desenham-se novos polígonos (do mesmo tipo) centrados nos vértices do polígono inicial. O processo continua, usando agora os vértices dos polígonos entretanto introduzidos (ver revista).
Introduzindo uma orientação nos vértices é possível prescrever transformações que os polígonos associados a cada vértice devem sofrer. As possibilidades são muitas, entre elas, aspectos como, cor, transparência ou modificações do tipo euclidiano podem ser prescritas a priori. Não deixa de ser surpreendente que partindo de algumas figuras muito simples se consiga obter (ao fim de alguns milhares de iterações) imagens tão complexas como a a da capa do presente número.

Capa
A capa é da autoria de António Marques Fernandes.

Publicado: 2004-06-30

Número Completo

Editorial

Artigos