Uma utopia irrecusável
A reconstrução crítica do currículo por parte dos professores e das escolas (*)
Resumo
Existe um primeiro problema ideológico que nos impede de entrar em questões como: Em que consiste uma formação matemática de base para todos? Que matemática se deve ensinar? Como construir um currículo que tenha em conta as diferentes necessidades dos alunos e que tenha valor em si mesmo? Como justificar e de que forma dar cabimento a procedimentos matemáticos formais? Como pôr em relevo o "benefício social" que a matemática supõe?
(*) Este texto serviu de base à conferência realizada no 1º Fórum "Matemática: que desafios?" organizado pela Câmara Municipal de Leiria e pela APM em Abril de 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1999 Educação e Matemática
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright (c) pertence à Revista Educação e Matemática. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Educação e Matemática e incluída a hiperligação para o site da revista.