À descoberta da criatividade na aula de Matemática
Resumo
Este texto tem por base uma investigação mais vasta realizada no âmbito do ensino e aprendizagem da matemática, centrando-se na criatividade associada à resolução e formulação de problemas ao nível do 2º ciclo. Neste estudo, desenvolveu-se uma experiência didática para a qual foram criteriosamente selecionadas tarefas quer de resolução de problemas quer de formulação de problemas, que proporcionaram diferentes produções, representativas de diversas e criativas formas de pensar nas díades, estimulando o seu potencial e dando liberdade de comunicarem criativamente. A aplicação de problemas com múltiplas resoluções permitiu concluir que estes promovem o potencial criativo nos alunos, criando nos mesmos o gosto pela descoberta e por marcarem a diferença nas suas opções.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Educação e Matemática

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright (c) pertence à Revista Educação e Matemática. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Educação e Matemática e incluída a hiperligação para o site da revista.