Os currículos de ontem, os de hoje e os de amanhã

Autores

  • Ana Isabel Ribeiro
  • Fernanda Bráz
  • Isabel Corredoura
  • Paulo Mano
  • Susana Andrade

Resumo

A referência feita à resolução de problemas ligados à vida real é uma constante nos programas actuais, assim como nos anos 50; no entanto, as perspectivas são diferentes. Enquanto, nos anos 50, o objectivo seria o professor dar realce ao cálculo, devendo os alunos seguir o mesmo raciocínio, a aplicabilidade deste item nos anos 90 tem, como objectivos principais, permitir ao aluno o desenvolvimento do raciocínio seguindo várias heurísticas, a compreensão de conceitos matemáticos, e mostrar como a Matemática tem relação com outras áreas do saber.

Biografias Autor

Ana Isabel Ribeiro

Estudante do 4º ano da licenciatura em Ensino da Matemática, Faculdade de Ciências de Lisboa em 1994/95

Fernanda Bráz

Estudante do 4º ano da licenciatura em Ensino da Matemática, Faculdade de Ciências de Lisboa em 1994/95

Isabel Corredoura

Estudante do 4º ano da licenciatura em Ensino da Matemática, Faculdade de Ciências de Lisboa em 1994/95

Paulo Mano

Estudante do 4º ano da licenciatura em Ensino da Matemática, Faculdade de Ciências de Lisboa em 1994/95

Susana Andrade

Estudante do 4º ano da licenciatura em Ensino da Matemática, Faculdade de Ciências de Lisboa em 1994/95

Downloads

Publicado

1996-03-31

Edição

Secção

Artigos