Materiais para a aula de Matemática
Ida à piscina
Resumo
Existem inúmeros fenómenos do mundo real cujo comportamento pode ser descrito, explicado, previsto ou controlado através de uma lei quantitativa - uma função. Com efeito, as funções constituem um meio por excelência de ligação da Matemática com outras áreas do saber. Assim, o estudo das funções pode proporcionar aos alunos a oportunidade de apreciarem o poder da Matemática, tornando mais significativo o seu estudo.
A proposta de trabalho que se segue destina-se preferencialmente a alunos do 8º ano de escolaridade e poderá ser utilizada para introduzir a noção de função, como conceito e como processo. Ao resolverem este problema os alunos irão criar três conjuntos de valores: número de entradas, custo mensal para sócios e custo mensal para não sócios. Assim, as correspondências (unívocas) serão estabelecidas entre o número de entradas e cada um dos dois conjuntos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1995 Educação e Matemática
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright (c) pertence à Revista Educação e Matemática. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Educação e Matemática e incluída a hiperligação para o site da revista.