Materiais para a aula de Matemática
O leitor áudio
Resumo
Uma das finalidades desta ficha de trabalho1 é articular diversas formas de representação (matemática) de uma situação da vida corrente. Realmente nas questões I e II trata-se de exprimir graficamente duas relações funcionais diferentes (no 1º caso uma relação linear, no 2º caso uma curva ). Na questão II será com naturalidade que se coloca a necessidade de pensar no sentido da concavidade da curva e atribuir-lhe significado (físico). Na questão III está em causa a tradução e explicação de relações funcionais utilizando linguagem corrente.
Propostas desta natureza podem ajudar professores a encarar a visualização como um processo de exploração de algumas ideias matemáticas importantes como por exemplo a de monotonia de uma função num contexto realista. Os novos programas de Matemática sobretudo os do Secundário continua a colocar grande ênfase no estudo analítico de funções, e faz um compromisso rápido com as aplicações da Matemática.
1 Adaptada de The Language of Functions and Graphs, ed Shell Centre International, Londres
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1992 Educação e Matemática
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright (c) pertence à Revista Educação e Matemática. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Educação e Matemática e incluída a hiperligação para o site da revista.