Um olhar sobre os novos programas de Física
Resumo
Qual o professor de Matemática que não ouviu, ainda, o comentário: "os alunos em Física não sabem resolver regras de três simples" com o significado "não compreendem Física porque não têm bases em Matemática". Com isto, muitos professores de Física têm atribuído parte do insucesso na sua disciplina a questões relacionadas com a Matemática.
Apesar de não concordarmos com a matematização da Física cedo de mais, reconhecemos que, de facto, a articulação horizontal entre os programas destas duas áreas com afinidades tem sido deficiente ...
A Matemática relaciona-se hoje com muitas outras áreas, e a quase exclusividade da Física, a este respeito, deixou de existir. No entanto, a relação Física-Matemática continua a ter grande importância e por isso, embora sabendo que os programas de Física ainda não foram homologados, procurámos saber alguma coisa sobre eles, já que consideramos importante que os professores de Matemática sejam informados, mesmo de uma maneira breve, sobre as propostas que existem.
Assim, realizámos uma entrevista sobre a proposta de programas de Física para o Ensino Básico, com dois elementos da equipa de autores, as Professoras Alda Pereira e Anabela Martins, que transcrevemos a seguir.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1992 Educação e Matemática
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright (c) pertence à Revista Educação e Matemática. Contudo, encorajamos que os artigos sejam divulgados nos repositórios institucionais ou pessoais desde que seja identificada a sua publicação original na Educação e Matemática e incluída a hiperligação para o site da revista.